Satoshi Nakamoto está de volta? Conta no X volta à vida após anos de silêncio

A conta @satoshi estava inativa desde 2018 e foi instantaneamente marcada com notas da comunidade
Imagem da matéria: Satoshi Nakamoto está de volta? Conta no X volta à vida após anos de silêncio

O criador do Bitcoin é Satoshi Nakamoto, talvez o anônimo mais famoso do mundo (Foto: Shutterstock)

Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do Bitcoin, finalmente retornou à cena das criptomoedas que ele criou? Não, mas a conta no X (ex-Twitter) @satoshi quer fazer você pensar que sim, com uma nova postagem na terça-feira (3) focada no white paper de 2008.

A aparente reativação de uma conta com o nome de Nakamoto e um marcador de verificação “conta verificada” coloca em questão o valor da verificação na rede social.

Publicidade

“O Bitcoin é uma máquina de predicados”, postou a conta com o nome de Satoshi Nakamoto. “Nos próximos meses, exploraremos diferentes aspectos que não estavam explicitamente contidos no white paper.”

Foi a segunda postagem na conta nesta semana. Antes desses tweets, a última atividade foi em outubro de 2018.

Bitcoin is a predicate machine. Over the following months, we shall explore different aspects that were not explicitly contained within the white paper. These aspects are all parts of bitcoin, and are important. Some of these ideas were touched upon in the early years; now is…

— Satoshi Nakamoto (@satoshi) October 2, 2023

Usuários do Twitter adicionaram notas da comunidade à postagem, esclarecendo que a conta @satoshi estava relacionada a Craig Wright, que afirma há anos ser Satoshi Nakamoto.

“Não é coincidência que a conta @satoshi está sendo usada neste momento em que eu exponho Craig?”, escreveu o empresário e ex-CEO da nChain, Christen Ager-Hanssen. “Essa conta foi assumida por Craig.”

Ager-Hanssen deixou seu cargo na semana passada e vem twittando constantemente sobre Wright e os desenvolvimentos na nChain desde então. Ele até comentou sobre a aparência do marcador de verificação na conta @satoshi ontem.

Publicidade

O falso Satoshi

Por quase uma década, Wright tem afirmado ser o inventor do Bitcoin, a maior moeda digital em termos de capitalização de mercado. Wright esteve envolvido em várias batalhas legais relacionadas ao Bitcoin, incluindo uma envolvendo 12 desenvolvedores do Bitcoin Core. Os desenvolvedores são apoiados pelo Bitcoin Legal Defense Fund, apoiado por Jack Dorsey, em uma disputa sobre 111.000 Bitcoins supostamente roubados da exchange de criptomoedas Mt. Gox.

Em fevereiro, Wright perdeu um caso legal de direitos autorais em um tribunal do Reino Unido após afirmar que forks do Bitcoin violavam sua propriedade intelectual. Isso apesar do fato de que a nChain – a empresa onde Wright ainda atua como cientista-chefe – lançou o Bitcoin SV, um fork do Bitcoin Cash, em novembro de 2018.

“Ao aceitar que a lei de direitos autorais continuará a enfrentar desafios com novas tecnologias digitais, não vejo perspectivas de a lei, conforme atualmente declarada e compreendida na jurisprudência, permitir a proteção de direitos autorais de matéria que não seja expressa ou fixada em qualquer lugar”, disse o juiz James Mellor.

Ao longo dos anos, vários nomes surgiram, incluindo o de Wright, como possíveis criadores do Bitcoin, incluindo o CEO da SpaceX e entusiasta do Dogecoin, Elon Musk, o criptógrafo britânico Adam Back, o físico Dorian Nakamoto e os cientistas da computação Hal Finney e Nick Szabo.

Publicidade

Em dezembro, a conta no Twitter de Finney voltou à vida após uma década de inatividade, seguindo sua morte em dezembro de 2014. A conta foi usada por Fran, esposa de Finney, para postar uma declaração e evitar que a conta fosse apagada após o site ser assumido por Musk no início do ano.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.