Safemoon lança carteira e sobe 20% após três meses de forte queda

Criptomoeda é mais conhecida como token de especulação
Imagem da matéria: Safemoon lança carteira e sobe 20% após três meses de forte queda

Foto: Shutterstock

Exatamente três meses depois de anunciar uma versão beta de sua carteira de criptomoedas para teste, os desenvolvedores do SafeMoon lançaram a carteira na Google Play Store.

O preço do ativo saltou 20% em um período de 24 horas, como se estivesse indo para a lua. Infelizmente para os detentores do token, ele passou os últimos três meses descendo um penhasco.

Publicidade

SafeMoon é um token na Binance Smart Chain. Ao contrário de muitas altcoins, não é um token de governança (por exemplo, COMP ou UNI) que desbloqueia os direitos de voto em um protocolo, nem um token de utilitário (por exemplo, BAT ou Filecoin) que adiciona à funcionalidade de um protocolo. É mais parecido com um token de meme como Shiba Inu, existindo pela pura diversão de comprar e vender — e esperançosamente ganhar dinheiro com especulação.

Mas o SafeMoon tem algumas qualidades únicas. Primeiro, ele tributa os detentores de 10% cada vez que eles vendem. Isso serve como um desincentivo moderado para a retirada de dinheiro. Além disso, metade desse imposto de 10% é proporcionalmente dividido entre os detentores de SafeMoon com base em quanto eles possuem, enquanto a outra metade vai para um pool de liquidez.

Por último, como o Ethereum, os tokens SafeMoon estão sendo gradualmente queimados para colocar pressão deflacionária sobre o ativo. O objetivo é criar um caminho “seguro” para o token “entrar na lua” ou subir de preço.

Isso ainda não aconteceu. Desde que atingiu o maior recorde de $ 0,00001094 em 11 de maio, ele caiu para uma fração ainda menor, perdendo 84% de seu valor — apesar de um anúncio maluco do fundador da Barstool Sports, Dave Portnoy, de que é seu shitcoin preferido.

Publicidade

Uma possível razão para isso é que a SafeMoon não é fácil de obter ou trocar — ela é negociada em baixos volumes em comparação com outra criptomoedas no top 100 em valor de mercado — já que não está disponível em nenhuma das principais bolsas.

Mesmo aqueles que listaram o token tiveram problemas para fazer isso. O BitMart, que disponibilizou o ativo pela primeira vez em abril, não foi capaz de incorporar o sistema de redistribuição do token até meados de maio e só podia atualizar os usuários sobre suas recompensas todos os meses. (PancakeSwap, responsável pela maioria das negociações SafeMoon, tem fornecido redistribuições diárias.)

Uma carteira deve resolver isso, se feita corretamente, pois pode incorporar o tokenomics diretamente. Os detentores receberão suas recompensas — sua parte das fichas daqueles que venderam — diariamente em suas carteiras.

Mas esses tokens também devem provar seu valor para um público cético, sempre alerta para fraudes em meio aos roubos. E alguns alertaram que a grande aposta da empresa é um “risco de manipulação”.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co