Imagem da matéria: EUA vão libertar criador de exchange de Bitcoin preso na Rússia em troca de prisioneiros
Foto: Shutterstock

Os EUA libertarão um criminoso ligado a criptomoedas como parte de uma troca de prisioneiros com a Rússia, de acordo com reportagens da Reuters e do Wall Street Journal.

Alexander Vinnik, que operava a BTC-e, uma exchange de Bitcoin fechada pelo FBI em 2017 por suposta lavagem de dinheiro, será libertado nesta quarta-feira (12), após Moscou ter libertado o americano Marc Fogel na terça-feira (11).

Publicidade

Vinnik se declarou culpado no ano passado por conspiração para cometer lavagem de dinheiro.

O site Decrypt entrou em contato com o Departamento de Justiça dos EUA para confirmação, mas ainda não recebeu resposta.

A BTC-e foi uma exchange de criptomoedas que operou nos Estados Unidos de 2011 a 2017 e movimentou cerca de US$ 9 bilhões em transações de Bitcoin nesse período, segundo o Departamento de Justiça (DOJ).

A equipe por trás da exchange permitia que criminosos negociassem Bitcoin anonimamente e lavassem dinheiro ilícito, conforme afirmou o DOJ.

As autoridades federais também disseram que Vinnik trabalhava com Alexey Bilyuchenko, acusado em 2023 de envolvimento no infame hack da Mt. Gox — uma das principais exchanges de criptomoedas da época, que ainda está no processo de reembolsar antigos clientes após um roubo massivo de Bitcoin.

Publicidade

Fogel, de 63 anos, chegou aos EUA ontem como parte da troca de prisioneiros. Ele estava cumprindo uma sentença de 14 anos por tráfico de drogas, após ser flagrado em um aeroporto de Moscou em 2021 com maconha medicinal.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Trump vai criar um fundo soberano dos EUA — isso incluirá Bitcoin?

Trump vai criar um fundo soberano dos EUA — isso incluirá Bitcoin?

Outros fundos governamentais semelhantes já investiram em Bitcoin e projetos relacionados a cripto. Será que este fará o mesmo?
Imagem da matéria: Eike Batista diz ser hora de abraçar o Bitcoin: “É uma reserva de valor absoluta”

Eike Batista diz ser hora de abraçar o Bitcoin: “É uma reserva de valor absoluta”

Para o ex-homem mais rico do Brasil, a tecnologia por trás das criptomoedas vai fazer a diferença no mundo “totalmente tokenizado”
Imagem da matéria: Por que o Bitcoin está menos vulnerável à "guerra de tarifas" de Trump

Por que o Bitcoin está menos vulnerável à “guerra de tarifas” de Trump

O ultimato do presidente Trump antes do Super Bowl quase não afetou o preço do Bitcoin, que abriu a semana em alta
peça de xadrez no tabuleiro na forma de B de Bitcoin

Bitcoin e a teoria dos jogos: como a competição acelerou a ascensão da maior criptomoeda do mundo

A teoria dos jogos ajuda a explicar por que os primeiros a adotar o Bitcoin podem ganhar muito e por que esperar pode ser um erro muito caro