Rússia proíbe mineração de criptomoedas em algumas regiões por falta de eletricidade

O presidente da Rússia Vladimir Putin assinou uma lei permitindo a mineração de criptomoedas no país em agosto de 2024
Imagem da matéria: Rússia proíbe mineração de criptomoedas em algumas regiões por falta de eletricidade

(Foto: Shutterstock)

Meses após legalizar a mineração de criptomoedas, a Rússia anunciou a proibição da prática “em algumas regiões” devido à escassez de eletricidade.

De acordo com uma reportagem da agência de notícias estatal russa TASS, o vice-chefe do Ministério da Energia da Federação Russa, Yevgeny Grabchak, anunciou que “a mineração em um futuro próximo será proibida em nível estadual em algumas regiões”.

Publicidade

Grabchak afirmou que a escassez de eletricidade em certas regiões estava por trás da proibição. “Nós, por exemplo, já temos zonas escassas — este é o Extremo Oriente, este é o sudoeste da Sibéria, este é o Sul”, disse ele, acrescentando que a capacidade será limitada nessas regiões “até 2030”.

Em agosto de 2024, o presidente russo Vladimir Putin assinou uma lei permitindo a mineração de criptomoedas no país, onde antes era proibida. Segundo a lei, a mineração é limitada a pessoas jurídicas e indivíduos que se registram no Ministério do Desenvolvimento Digital, com entidades não registradas enfrentando restrições com base em limites de energia.

A lei também permite que residentes russos negociem moedas digitais. Ela veio na esteira de um projeto de lei que legalizou criptomoedas para acordos internacionais, amplamente visto como um esforço para contornar sanções impostas por países ocidentais.

A mineração de criptomoedas envolve o uso de computadores para verificar transações na rede blockchain subjacente de uma moeda digital e forma o mecanismo de consenso para criptomoedas, como o Bitcoin.

Publicidade

Os mineradores se envolveram em uma “corrida” usando computadores cada vez mais poderosos para aumentar suas chances de receber recompensas em bloco, com um crescimento correspondente no uso de energia.

Em 2022, Putin argumentou que a Rússia tinha “certas vantagens competitivas” na mineração de criptomoedas, apontando para “o excedente de eletricidade e pessoal bem treinado disponível no país”.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.