Robotina: Do Monitoramento de Usinas de Energia ao Monitoramento de Energia em Casa

Imagem da matéria: Robotina: Do Monitoramento de Usinas de Energia ao Monitoramento de Energia em Casa

Robotina, uma empresa eslovena com quase 30 anos de experiência em mudar a maneira que usamos energia, desenvolveu e instalou o maior sistema de monitoramento de usinas solares do mundo, permitindo que a SHARP monitore a performance de sua usina solar remotamente, reduzindo significativamente o custo das operações.

SHARP Solar é a maior fornecedora de Módulos FV – os painéis solares, células e sistemas usados para converter a energia solar em eletricidade – no mundo. A SHARP vem investigando energia solar desde 1950, esteve na vanguarda dos avanços dessa área durante a segunda metade do século 20 e lidera o campo em 2018.

Publicidade

No entanto, os maiores sistemas de energia solar devem ser gerenciados, e isso é caro e difícil. Para que um sistema solar seja efetivo, ele deve ser geograficamente remoto; contratar um pessoal treinado para supervisionar operações em locais remotos traz problemas logísticos. A SHARP teve dificuldades para encontrar uma solução sustentável para esse dilema para suas próprias usinas de energia solar massivas. Até que a Robotina desenvolveu um sistema de monitoramento personalizado, construído na sua própria P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e proficiência.

O sistema da Robotina não só respondeu aos problemas à medida que eles surgiram, ele preveniu ativamente problemas decorrentes. Como? Devido à sua experiência e conhecimento no campo da energia, a Robotina pode programar as usinas para funcionar de maneira mais eficaz, atingindo picos de produtividade quando era mais vantajoso, e desligando elementos do sistema quando eles não eram necessários. Esse ajuste remoto manteve a usina funcionando e economizou dinheiro e mão-de-obra. Essa ‘poupança’ servirá para atualizar e reparar constantemente a instalação.

Na época a instalação SHARP era a maior no mundo. Agora, 28 anos depois da fundação da empresa, a Robotina está se preparando para entrar na sua próxima fase ao lançar sua ICO em abril. A Robotina vai trazer para todo o mundo as mesmas ideias e especialidades usadas para resolver os problemas da SHARP, usando a Internet das Coisas, Inteligência Artificial e a Blockchain para monitorar o uso de energia e ajudar consumidores a economizar dinheiro.

A Robotina desenvolveu um dispositivo de hardware de Sistema de Gerenciamento de Energia (EMS), um módulo inteligente de Internet das Coisas que detecta seu uso de energia, transmitindo essa informação de volta à Robotina. Mas isso não é só sobre a coleta de dados. A Robotina pode operar seu sistema de energia para que ele troque itens quando o preço for mais baixo, desativá-los quando eles não estiverem em uso e otimizar as economias ao usar as previsões meteorológicas para prever quando o aquecimento precisa ser ativado. Seu gerenciamento é simples para residências, edifícios, empresas, varejo e fabricação.

Publicidade

Com o token ROX, a comunidade em geral se beneficia das transações. Embora você possa pagar pelo uso de energia em moedas locais, haverá descontos especiais para usuários que pagarem com ROX. Agora você tem a oportunidade de comprar ROX e fazer parte deste novo serviço promissor.

Se a SHARP, a líder global em energia solar, enxergou os benefícios de trabalhar ao lado da Robotina e utilizar sua tecnologia, você sabe que essa é uma ICO que vale a pena conferir, e a lógica e conhecimento por trás dela também.

Imagine que todas as suas necessidades de energia e tomadas de decisão sejam tiradas de suas mãos e dadas à especialistas que vêm inovando o mercado de energia na Europa por 30 anos.

Saiba mais aqui lendo o whitepaper, lightpaper e assista ao vídeo da Robotina.