A Ripple anunciou nesta terça-feira (15) que estabeleceu parcerias com diversas corretoras de criptomoedas para apoiar o lançamento de sua nova stablecoin, RLUSD. A informação foi divulgada pela presidente da empresa, Monica Long, durante o evento Ripple Swell, que acontece em Miami.
As empresas responsáveis pela distribuição inicial da stablecoin incluem Bitstamp, Bitso, Bullish, CoinMENA, Independent Reserve, MoonPay e Uphold. Além disso, as empresas Keyrock e B2C2 atuarão como formadoras de mercado para o token.
“Estamos prontos para operar e passamos por testes rigorosos. Escolhemos a estrutura regulatória de Nova York por ser a mais rigorosa para a estrutura de ativos em larga escala nos EUA. Temos trabalhado diligentemente com os reguladores para garantir que estamos em conformidade”, disse Long.
Ela explica que embora as operações com o token estejam prontas, a Ripple ainda aguarda a aprovação do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York, que é a jurisdição escolhida para o lançamento da stablecoin.
De acordo com o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, a “stablecoin está pronta para se tornar o padrão de ouro para stablecoins de nível empresarial”.
A Ripple também anunciou a criação de um conselho consultivo responsável por garantir a conformidade da stablecoin, que será formado pela ex-presidente da Corporação Federal de Seguro de Depósitos (FDIC) Sheila Bair, o vice-presidente da Partners Capital e ex-CEO do CENTRE Consortium, David Puth, e o cofundador da Ripple e presidente executivo Chris Larsen.
Leia Também
“As stablecoins desempenharão um papel fundamental na modernização de nossa infraestrutura financeira e na ampliação da inclusão financeira”, disse Sheila Bair. “À medida que a indústria de ativos digitais cresce, a inovação responsável será fundamental para sua adoção, priorizando tanto a proteção ao consumidor quanto a estabilidade financeira.”
Os casos de uso do RLUSD
O plano da Ripple com o RLUSD é desenvolver uma stablecoin que una a confiabilidade das moedas tradicionais à agilidade da tecnologia blockchain, permitindo que o token atenda a diversas necessidades financeiras.
Uma das suas principais funcionalidades é a realização de pagamentos, com o RLUSD podendo ser usado para transações globais em tempo real. Junto com o token já existente da Ripple, o XRP, a stablecoin RLUSD será integrada à solução de pagamentos transfronteiriços da Ripple, que já opera em mais de 90 mercados.
Além disso, o RLUSD pretende atuar como uma ponte entre as moedas fiduciárias e o ecossistema de criptomoedas, bem como facilitar a tokenização de ativos do mundo real (RWA). Neste último caso, a stablecoin oferece a liquidação e colateralização para a negociação de ativos como commodities, títulos e tesourarias diretamente na blockchain.
*O Portal do Bitcoin está em Miami para cobrir o evento Ripple Swell, a convite da Ripple.