Ripple quer reduzir emissão de carbono do XRP

Ripple criou uma ferramenta que permite às empresas de blockchain obter energia renovável. E vai dar o exemplo
Imagem da matéria: Ripple quer reduzir emissão de carbono do XRP

Foto: Shutterstock

Embora as criptomoedas – Bitcoin, em particular – não sejam conhecidas por sua compatibilidade ambiental, a Ripple está se esforçando para abandonar o estigma criando uma ferramenta de código aberto para projetos que reduzam sua pegada de carbono.

Projetada em colaboração com a Energy Web Foundation, empresa sem fins lucrativos, a ferramenta batizada de EW Zero permitirá que qualquer blockchain diminua a emissão de carbono através da compra de energia renovável em mercados locais em todo o mundo.

Publicidade

A fundação XRP Ledger, o centro de desenvolvimento recém-formado do token XRP, será a primeira a empregar o EW Zero para compensar as emissões de carbono da rede.

“Embora a adoção convencional de blockchain e das criptomoedas seja encorajadora, devemos avaliar constantemente como inovamos para garantir que o futuro das finanças globais seja sustentável”, disse Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, acrescentando: “À medida que os pagamentos digitais continuam a evoluir, precisamos fazer mudanças sistêmicas de longo prazo como uma indústria para garantir que a transformação digital não aconteça às custas de nosso planeta.

O efeito Ripple

Os planos pessoais da Ripple preveem um compromisso com a neutralidade do carbono até 2030 por meio da compra de energia limpa e renovável; financiar o desenvolvimento de tecnologia de remoção de carbono para eliminar as emissões remanescentes e promover parcerias entre organizações conservacionistas.

A Renewable Energy Buyers Alliance (REBA) e o Rocky Mountain Institute – dois monólitos da indústria de energia limpa – já estão em negociações com a Ripple. Com as duas instituições, a Ripple pretende impulsionar o discurso em torno da sustentabilidade no setor financeiro mais amplo e colocar o blockchain na vanguarda dos esforços de conservação.

Publicidade

“As finanças globais são um fator-chave no caminho para alcançar um futuro energético com emissões zero em todo o setor”, disse Jules Kortenhorts, CEO do Rocky Mountain Institute. “Blockchain e ativos digitais são tecnologias transformadoras e desempenharão um papel fundamental no futuro das finanças. Ripple está assumindo a liderança para garantir que a fintech faça parte do esforço para construir um futuro sustentável que seja transformador não apenas para bancos e consumidores, mas também benéfico para o planeta. “