Imagem da matéria: Ripple e reguladores dos Estados Unidos não devem entrar em acordo até o julgamento
Foto: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e a Ripple afirmaram que há poucas chances de acordo entre as partes antes do julgamento da suposta oferta ilegal de XRP. Um memorando com as declarações, dirigido à juíza Analisa Torres, do Tribunal de Nova York, foi publicado na segunda-feira (15).

De acordo com o documento — na modalidade ‘discovery letter’, que trata sobre a troca de informações, testemunhas e provas que as partes vão apresentar — a SEC e a Ripple disseram que “não acreditam que haja uma perspectiva de acordo neste momento”.

Publicidade

No memorando, a SEC diz a Torres que espera receber pelo menos cinco depoimentos acerca do aviso da autarquia aos dirigentes da Ripple: “Ripple e Larsen receberam dois memorandos de alerta de que havia algum risco de que XRP fosse considerado contratos de investimento e, portanto, valores mobiliários sob as leis federais”.

Contudo, a Ripple se recusou a obedecer, alegando falta de base legal para as acusações, que tratam sobre a empresa ter levantado fundos com a venda de XRP. Faz parte do processo o cofundador Chris Larsen e o atual CEO Brad Garlinghouse. Aliás, Garlinghouse já admitiu publicamente que já houve tentativa frustrada de acordo com o órgão.

O documento observou também que tudo o que foi discutido até agora foi com diretores do governo Trump e que não estão mais no comando da autarquia. As oitivas começam no próximo dia 22 e têm data para encerramento em agosto deste ano. 

SEC e Ripple

A SEC entrou com uma ação contra a Ripple Labs e seus executivos em 22 de dezembro, alegando que a empresa de blockchain levantou desde 2013 mais de US$ 1,3 bilhão em ofertas de valores mobiliários não registrados.

Publicidade

“Especificamente, os réus — Ripple e seu ex-CEO, Larsen e atual CEO, Garlinghouse — ofereceram e venderam mais de 14,6 bilhões de unidades de ativos digitais da Ripple comumente conhecido como ‘XRP’ de 2013 até o presente”, escreveu a SEC no memorando.

No mês passado, a Ripple apresentou uma resposta ao processo da SEC, argumentando que, de acordo com a lei federal dos EUA, o XRP não é um título nem um “contrato de investimento”.

A empresa também pediu ao tribunal que considerasse a posição do regulador sobre outras criptomoedas, dizendo que o XRP deveria ser considerado uma moeda virtual da mesma forma que a SEC vê o Bitcoin e o Ethereum.

A investida da SEC contra a Ripple também foi responsável pelo surgimento de ações coletivas dos detentores de XRP; de petição à Casa Branca para o encerramento do processo; e também pela queda no preço da criptomoeda.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Quem é Marcelo Prata? O novo BBB que se envolveu com pirâmide financeira no passado

Quem é Marcelo Prata? O novo BBB que se envolveu com pirâmide financeira no passado

Marcelo Prata foi líder da Unick Forex em Manaus e chegou a organizar uma palestra em um quartel para recrutar bombeiros para o golpe
Imagem da matéria: Bitcoin atinge menor preço desde novembro; Ethereum, XRP e Solana despencam

Bitcoin atinge menor preço desde novembro; Ethereum, XRP e Solana despencam

O temor em relação às taxas de juros parece ter impactado os mercados financeiros hoje, com o Bitcoin chegando a cair para US$ 89 mil
Imagem da matéria: Novo líder do Tesouro dos EUA pode ser obrigado a vender Bitcoin antes da posse

Novo líder do Tesouro dos EUA pode ser obrigado a vender Bitcoin antes da posse

Scott Bessent, escolhido como Secretário do Tesouro, também se demitirá do Key Square Group para evitar conflitos de interesse
moedas de dogecoin DOGE

ETF de Dogecoin em 2025 é uma possibilidade com memecoins sendo mais acolhidas no mercado

“Em 2025, um grande gestor de ativos lançará um ETF de memecoin. Nossa aposta é na Dogecoin”, diz firma de análises Wintermute