A Ripple está se preparando para uma batalha regulatória. Conforme seu CEO, Brad Garlinghouse, a SEC (equivalente à Comissão de Valores Mobiliários no Brasil) votou contra a empresa e “escolheu atacar as criptomoedas”. A disputa seria sobre a venda valores mobiliários sem registro, o que teria violado as leis de proteção aos consumidores.
Garlinghouse escreveu uma série de tweets que se seguiu a uma reportagem da revista Fortune na noite de segunda-feira (21). O executivo mirou no próprio presidente do órgão regulador, Jay Clayton.
“Jay Clayton, em seu ato final, está escolhendo vencedores e tentando limitar a inovação americana no mercado de criptomoedas ao BTC e ETH”, escreveu
Conforme a Fortune, os fundadores da empresa Garlinghouse e Chris Larsen serão individualmente acusados.
O executivo também defendeu o próprio produto no tweet seguinte: “Sabemos que as tecnologias de criptomoedas e blockchain não vão a lugar nenhum. Ripple usou e continuará a usar XRP porque é o melhor ativo digital para pagamentos — velocidade, custo, escalabilidade e eficiência energética. É negociado em mais de 200 exchanges em todo o mundo e continuará a prosperar.
Por fim, Garlinghouse disse que a SEC estava em descompasso com outros países do G20 e mesmo com o resto da burocracia dos EUA e, por isso, não poderia escolher sobre inovações — algo que, na sua visão, beneficiaria a China.
“Não se engane, estamos prontos para lutar e vencer – esta batalha está apenas começando”, disse.