Imagem da matéria: Reino Unido quer proibir compra de criptomoedas com cartão de crédito
Foto: Shutterstock

O principal regulador financeiro britânico propôs a proibição da compra de criptomoedas com qualquer tipo de recurso emprestado, incluindo cartões de crédito.

Um novo documento de discussão da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) apresentou nesta semana uma proposta para proibir empresas de criptoativos de permitir que clientes britânicos comprem criptomoedas com cartão de crédito. A norma proposta também vetaria a compra de criptoativos com qualquer outra forma de crédito, incluindo empréstimos e linhas de crédito em moedas digitais.

Publicidade

A medida parece ser motivada principalmente pela preocupação do regulador com o fato de que adultos britânicos estão se endividando para comprar ativos digitais, uma prática considerada “arriscada” devido à volatilidade inerente desses ativos.

“Estamos preocupados que consumidores que compram criptoativos com crédito possam contrair dívidas insustentáveis, especialmente se o valor do ativo cair e eles estiverem contando com esse valor para quitar a dívida”, afirmou a FCA.

Uma pesquisa da YouGov encomendada recentemente pela Autoridade constatou que 14% dos usuários de cripto no Reino Unido relataram ter usado crédito para comprar ativos digitais em agosto de 2024. Esse número representa um aumento de 133% em relação a dois anos antes.

A proposta, se aprovada, não necessariamente afetaria todos os criptoativos. A FCA afirmou que stablecoins autorizadas por seu regime regulatório provavelmente seriam isentas da proibição de crédito.

Publicidade

A FCA abriu agora o processo de consulta pública sobre a proposta. O órgão informou que aceitará contribuições até 13 de junho.

Outras propostas relacionadas ao setor de cripto apresentadas pela FCA incluem uma regra que tornaria empresas de staking responsáveis por perdas financeiras sofridas por consumidores de varejo, caso a empresa tenha “avaliado de forma inadequada sua resiliência tecnológica e operacional, incluindo dependências de terceiros”, além de uma proibição total de todas as plataformas de empréstimos e financiamentos em criptoativos.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Reino Unido descarta reserva nacional de Bitcoin: "Não é o nosso plano"

Reino Unido descarta reserva nacional de Bitcoin: “Não é o nosso plano”

Emma Reynolds rejeitou a ideia de uma reserva nacional de criptoativos no Reino Unido, afirmando que medida “não é apropriada para o nosso mercado”
Imagem da matéria: Site que distribuiu bilhões em Bitcoin de graça em 2010 volta à ativa

Site que distribuiu bilhões em Bitcoin de graça em 2010 volta à ativa

Ideia é que site distribua pequenas quantidades de Bitcoin para usuários que completarem tarefas simples de CAPTCHA
Imagem da matéria: Token oficial de ‘Black Mirror’ transforma crédito social em jogo cripto

Token oficial de ‘Black Mirror’ transforma crédito social em jogo cripto

Inspirado na aclamada série da Netflix “Black Mirror”, o token usa inteligência artificial para atribuir pontuações com base em atividades sociais e na blockchain
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin dispara rumo aos US$ 100 mil com alta de 3%

Manhã Cripto: Bitcoin dispara rumo aos US$ 100 mil com alta de 3%

Além do Bitcoin, ETH, SOL e DOGE também valorizam mais de 5% nesta manhã