Bandeira da Inglaterra
Shutterstock

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) emitiu um aviso nesta segunda-feira (19) que a corretora de criptomoedas FTX não tem autorização para oferecer serviços ou produtos financeiros no país.

Em uma declaração, a FCA anunciou que “quase todas as empresas e pessoas físicas oferecendo, promovendo ou vendendo serviços ou produtos financeiros no Reino Unido precisam estar autorizadas ou registradas conosco,” e que a FTX “não está autorizada e segue fazendo anúncios”.

Publicidade

Desde agosto de 2020, a FCA tem compilado uma lista de empresas de ativos digitais que se registraram e aderiram aos Regulamentos de Lavagem de Dinheiro, Financiamento do Terrorismo e Transferência de Fundos de 2017.

Atualmente, são 37 exchanges de criptoativos nessa lista que inclui Gemini, Kraken, Galaxy Digital, e eToro, entre outras, com o concorrente banco Revolut em situação de registro temporário.

De acordo com o comunicado sobre os detalhes do registro, a FCA afirma que “as empresas que não cessaram suas atividades correm o risco de estar sujeitas aos poderes de execução penal e civil da FCA”. 

Consequências

Ainda não se sabe se a FTX de Sam Bankman-Fried — sediada oficialmente no paraíso fiscal das Bahamas — enfrentará consequências imediatas do aviso, ou se ela terá a oportunidade de discutir seu caso com o órgão regulador. O Decrypt procurou a FTX para obter mais informações e atualizará esta história caso receba uma resposta.

Publicidade

A FCA tem sido notoriamente rigorosa com as empresas de ativos digitais já faz alguns anos, tendo declarado que a maior corretora do mundo, a Binance, “está proibida de realizar qualquer atividade regulamentada no Reino Unido”.

Ela atualizou o caso dois meses depois declarando que a Binance tinha “cumprido todos os aspectos das exigências”, mas que ainda “não estava apta a conduzir negócios regulamentados dentro do Reino Unido”.

No caso de empresas não regulamentadas, a FCA advertiu os consumidores que, “você não terá acesso ao Serviço de Ombudsman Financeiro, ou será protegido pelo Esquema de Compensação de Serviços Financeiros (FSCS), portanto “é improvável que você receba seu dinheiro de volta se as coisas derem errado”.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ex-ministro do Petróleo da Venezuela é preso por corrupção com uso de criptomoedas

Ex-ministro do Petróleo da Venezuela é preso por corrupção com uso de criptomoedas

O ex-ministro Tareck El Aissami foi preso por participar de esquema que desviou US$ 15 bilhões da venda de petróleo usando criptoativos
Imagem da matéria: O que reguladores e exchanges estão fazendo para melhorar a confiança no mercado cripto

O que reguladores e exchanges estão fazendo para melhorar a confiança no mercado cripto

Entre propostas como segregação patrimonial e prova de reservas, exchanges prometem segurança de diferentes formas enquanto o mercado aguarda a regulação
Imagem da matéria: Bitcoin deve cair mais após o halving, avalia JPMorgan

Bitcoin deve cair mais após o halving, avalia JPMorgan

Avaliação do JPMorgan é que o Bitcoin está sobrecomprado e que o mercado já precificou o halving nos últimos meses
Imagem robótica surge em sala escura de informática

IA de Elon Musk tem a segurança mais fraca, enquanto chat da Meta se destaca, diz pesquisa

Pesquisadores usaram uma abordagem de manipulação lógica linguística para perguntar ao Grok como seduzir uma criança