moeda solana com grafico no fundo
Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) divulgou um processo de grandes repercussões contra a Binance na segunda-feira (5), mas uma série de altcoins como Solana (SOL), Cardano (ADA) e Polygon (MATIC) também entraram na mira da agência.

A Binance e seu CEO, Changpeng “CZ” Zhao, foram alvos por 13 acusações, acusados de condutas como misturar fundos de clientes com receitas da empresa e tentar burlar as leis de valores mobiliários dos EUA com “controles falsos” para determinar quem pode fazer negócios com a empresa.

Publicidade

Mas a SEC também alegou no processo que Solana, Polygon, Cardano e várias outras criptomoedas são valores mobiliários. Quase todos eles estão entre os maiores do mercado cripto, com valores de mercado de bilhões de dólares, enquanto outros pertencem a projetos mais iniciantes e centrados em jogos.

As moedas em questão incluem o token BNB da Binance, a stablecoin da corretora, BUSD e 10 outros tokens: Solana (SOL), Cardano (ADA), Polygon (MATIC), Filecoin (FIL), Cosmos Hub (ATOM), The Sandbox (SAND ), Decentraland (MANA), Algorand (ALGO), Axie Infinity  (AXS) e COTI (COTI).

Enquanto muitos tokens caíram imediatamente após a divulgação do processo da SEC, a Solana estava entre os mais atingidos. A moeda caiu mais de 6% em uma hora, para US$ 20,14, de acordo com o CoinGecko.

Algorand, uma moeda sobre a qual o presidente da SEC, Gary Gensler, falou positivamente no passado, caiu 9,9% nas últimas 24 horas para cerca de US$ 0,13. Polygon e Polkadot também registraram quedas significativas, caindo 7% e 6,9% nas últimas 24 horas, respectivamente.

Publicidade

As acusações contra a Binance

Um pilar central das acusações da SEC contra a Binance e a BAM Trading — a operadora da Binance.US, que a Binance diz ser uma empresa separada — é que as duas operavam como exchanges sem registro na SEC, além de serem corretoras e agências de compensação.

Em conexão com essas reivindicações, certas criptomoedas foram oferecidas e vendidas como títulos na bolsa internacional da Binance e na Binance.US, afirma a SEC.

“A Binance e a BAM Trading se envolveram ilegalmente em ofertas não registradas e vendas de títulos de criptoativos”, afirma o processo. “Ao fazer isso, eles privaram os investidores de informações relevantes, incluindo os riscos e tendências que afetam a empresa e o investimento nesses títulos.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Plataforma de análise Bubblemaps descobriu padrões de carteiras que conectam duas memecoins que causaram milhões em prejuízo a investidores
Imagem da matéria: Tether quer 51% de gigante do agronegócio que opera no Brasil, Argentina e Uruguai

Tether quer 51% de gigante do agronegócio que opera no Brasil, Argentina e Uruguai

A líder das stablecoins fez uma proposta para adquirir participação majoritária na produtora latino-americana listada na Nasdaq
graficod e preço todo em vermelho

Memecoin da República Centro-Africana desaba mais de 93% em 3 dias

Após rumores negativos sobre o projeto, o presidente Faustin-Archange Touadéra negou que tenha sido hackeado ou alvo de deepfake
Imagem da matéria: KK Park: Por dentro da fábrica de golpe com criptomoedas que explorava brasileiros na Ásia

KK Park: Por dentro da fábrica de golpe com criptomoedas que explorava brasileiros na Ásia

Brasileiros atraídos por oferta de emprego na Tailândia acabam sendo vítimas de tráfico humano e obrigados a dar golpe com criptomoedas