Reguladores do Reino Unido investigam propagandas da Floki Inu em Londres

A Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido está investigando os anúncios do Floki Inu que apareceram no metrô de Londres na semana passadaA Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido está investigando os anúncios do Floki Inu que apareceram no metrô de Londres na semana passada
Imagem da matéria: Reguladores do Reino Unido investigam propagandas da Floki Inu em Londres

Filhote de Shiba Inu (Foto: Shutterstock)

A Autoridade de Padrões de Propaganda (ou ASA, na sigla em inglês) do Reino Unido está investigando anúncios da criptomoeda floki inu (FLOKI) que apareceram no metrô de Londres nas últimas semanas, noticia o The Guardian.

“Embora eu não possa dar detalhes específicos no momento, posso confirmar que estamos investigando Floki Inu”, disse um porta-voz da autoridade.

Publicidade

A notícia sobre a investigação da ASA surge dias após Sian Berry, membro da Green Party London Assembly, pedir uma proibição de anúncios cripto no transporte público de Londres, também devido à campanha de floki inu.

“Não acredito que anúncios de criptomoedas devam aparecer na rede de transporte. Isso é antiético”, afirmou.

Os anúncios

O anúncio do floki inu em questão apareceu não apenas no metrô de Londres, como também nos ônibus da cidade.

“Não comprou DOGE? Compre Floki”, afirma o anúncio, atraindo possíveis investidores que possam sentir que perderam a chance de lucrar com a impressionante alta no preço da dogecoin este ano.

“Onde o anúncio indica ‘isso é completamente desregulamentado e que você pode perder seu dinheiro’? As pessoas podem ter dúvidas”, acrescentou Berry.

Publicidade

A investigação da ASA não é surpreendente. A supervisora de propagandas anteriormente foi bem dura com outros anúncios relacionados a cripto que a incomodaram.

ASA e cripto

Foi um ano agitado para a ASA em termos de propagandas cripto.

Em março, a supervisora tomou medidas severas à empresa cripto Coinfloor por promover “de forma irresponsável” o bitcoin (BTC) como um investimento a pensionistas. Dois meses depois, baniu outra campanha lançada pela corretora cripto Luno.

“Se você vir o bitcoin no metrô, é hora de comprá-lo”, atiçava a campanha da Luno.

Em julho, Miles Lockwood, diretor de queixas e investigações da ASA, disse que anúncios cripto eram uma “área absolutamente crucial e prioritária” para a supervisora.

A postura da ASA é bem parecida com a da Autoridade de Conduta Financeira (ou FCA), a reguladora financeira do país, que diversas vezes alertou que investidores devem estar “preparados para perder todo o seu dinheiro” se investirem em criptoativos.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.