Os legisladores americanos estão adiando o cronograma para aprovação das leis sobre a regulamentação do mercado de criptomoedas, no mais recente sinal de que os parlamentares estão tendo dificuldades para honrar suas promessas eleitorais pró-cripto.
Durante a reunião inaugural do Subcomitê Bancário de Ativos Digitais do Senado dos EUA na quarta-feira, a senadora Cynthia Lummis (Republicanos/Wyoming) disse que um grupo bipartidário de legisladores pró-criptomoedas pretende aprovar uma estrutura abrangente voltada para o setor até o final deste ano.
Isso ocorre há vários meses depois do cronograma previamente anunciado pelos legisladores republicanos para avançar com reformas críticas na estrutura do mercado de criptomoedas no Congresso.
“Muitos membros do Senado ainda estão tentando entender ‘o que é um Bitcoin;’ ‘o que é um ativo digital‘, ‘o que é uma stablecoin‘”, disse Lummis na reunião. “Espero que possamos levar a legislação ao Presidente Trump para sua assinatura este ano.”
O recém-nomeado Czar das Criptomoedas, David Sacks, prometeu no início deste mês pressionar o Congresso a consagrar as reformas na estrutura do mercado de ativos digitais e outras iniciativas pró-cripto em lei dentro dos primeiros 100 dias do segundo governo do presidente Trump.
No entanto, durante a reunião de quarta-feira, legisladores e especialistas do setor expressaram menos urgência em acelerar tais esforços.
Em vez disso, os participantes passaram grande parte da reunião discutindo regulamentações de valores mobiliários existentes e projetos de lei sobre stablecoins, como o projeto de lei Guiding and Establishing National Innovation for US Stablecoins of 2025, apresentado no início deste mês.
O distanciamento deles do cronograma de 100 dias de Sacks ocorre em meio a um recuo mais amplo dos políticos em relação às promessas do ciclo eleitoral.
Os esforços para estabelecer um estoque de Bitcoin no Tesouro dos EUA — um ponto focal da plataforma de campanha pró-cripto do presidente Trump — ainda estão em estágio inicial.
Leia Também
A proposta também parece ter perdido força entre os formuladores de políticas no Capitólio, com os participantes da reunião dificilmente abordando o assunto de uma reserva estratégica de Bitcoin dos EUA.
Enquanto isso, três projetos de lei que visavam criar reservas de Bitcoin em nível estadual falharam este ano.
Promessas de Trump ao setor de criptomoedas
Sem dúvida, o governo Trump e seus aliados cumpriram algumas de suas promessas pré-eleitorais à comunidade cripto.
Trump perdoou o criador da Silk Road, Ross Albright, da prisão durante seus primeiros dias no cargo e nomeou o regulador pró-criptomoedas Paul Atkins para liderar a Comissão de Valores Mobiliários antes de sua posse em janeiro.
O sentimento dos investidores em relação às criptomoedas atingiu o auge antes do retorno do presidente Trump à Casa Branca, catapultando o Bitcoin e outros tokens para máximas históricas.
Entretanto, esses preços caíram desde então.
O Bitcoin caiu 12,6% na semana, para US$ 84 mil, enquanto tokens de primeira linha, como Ethereum e Solana, também registraram perdas de dois dígitos no mesmo período, segundo dados do CoinGecko.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.