Imagem da matéria: Projeto de regulação do Bitcoin terá Comissão Especial na Câmara dos Deputados
Foto: Agência Câmara

O Projeto de Lei 2.060/2019, que dispõe sobre a regulamentação do Bitcoin e de outras criptomoedas, retornou na quinta-feira (06) à Coordenação de Comissões Permanentes da Câmara de Deputados (CCP).

O retorno do Projeto à CCP se deve a inclusão de um despacho para se instituir uma Comissão Especial para tratar do tema.

Publicidade

A proposição, de autoria do deputado federal Áureo Ribeiro (solidariedade/RJ), estava em poder da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), a qual ficou de emitir uma manifestação a respeito desse projeto.

Essa Comissão havia até designado um relator, mas acabou devolvendo o documento sem emitir qualquer manifestação. No último dia 28, o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo/SP) foi indicado para fazer a relatoria da CDEICS acerca do projeto.

A CCP solicitou, por meio de Memorando nº 070/2019, a devolução do PL para inserir no documento um “novo despacho para constituição de Comissão Especial, haja vista a aprovação do Requerimento” feito pelo Deputado Federal Vinicius Poit (Novo/SP).

O pedido de Poit para que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) fosse incluída na pauta de deliberação do projeto regulatório de Bitcoin foi deferido pela Câmara dos Deputados na segunda-feira (03).

Publicidade

Olho no bitcoin

Cada comissão deverá se manifestar sobre aquilo em que houver pertinência temática. Poit afirmou em seu requerimento que cabe a análise da CCTCI pois o objeto do projeto é ligado “à seara das inovações tecnológicas, inerentes a telecomunicações, informática, telemática e transmissão de dados”.

Com a aprovação da Casa parlamentar, passam agora a deliberar sobre o PL 2.060/2019, as Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); de Finanças e Tributação (CFT); de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

Pelo fato de se ter mais de três Comissões, a Câmara dos Deputados afirmou que deverá constituir uma Comissão Especial para tratar da matéria de regulação de criptomoedas.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Brasileiros são os mais “maximalistas” de Bitcoin na América Latina, diz CEO da Bitso no Brasil 

Brasileiros são os mais “maximalistas” de Bitcoin na América Latina, diz CEO da Bitso no Brasil 

Apesar do entusiasmo com o Bitcoin, Bárbara Espir afirma que são as stablecoins que têm ganhado terreno entre os clientes corporativos
michael saylor presidente microstrategy

Por que Michael Saylor não se preocupa com a ameaça quântica ao Bitcoin

O cofundador da Strategy descartou os riscos da computação quântica para o Bitcoin, chamando a ameaça de exagerada e administrável
carros da PF em rodovia

PF faz nova operação contra hackers que roubavam criptomoedas em SC

A Operação Cryptoscam apura a atuação de um grupo de hackers envolvido em furtos de criptomoedas e fraudes bancárias desde 2010
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin atinge US$ 109 mil em meio à expectativa por acordo entre EUA e China

Manhã Cripto: Bitcoin atinge US$ 109 mil em meio à expectativa por acordo entre EUA e China

A valorização do Bitcoin reflete as esperanças do mercado de que as negociações entre China e EUA tenham um desfecho positivo