Imagem da matéria: Projeto de regulação do Bitcoin terá Comissão Especial na Câmara dos Deputados
Foto: Agência Câmara

O Projeto de Lei 2.060/2019, que dispõe sobre a regulamentação do Bitcoin e de outras criptomoedas, retornou na quinta-feira (06) à Coordenação de Comissões Permanentes da Câmara de Deputados (CCP).

O retorno do Projeto à CCP se deve a inclusão de um despacho para se instituir uma Comissão Especial para tratar do tema.

Publicidade

A proposição, de autoria do deputado federal Áureo Ribeiro (solidariedade/RJ), estava em poder da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), a qual ficou de emitir uma manifestação a respeito desse projeto.

Essa Comissão havia até designado um relator, mas acabou devolvendo o documento sem emitir qualquer manifestação. No último dia 28, o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo/SP) foi indicado para fazer a relatoria da CDEICS acerca do projeto.

A CCP solicitou, por meio de Memorando nº 070/2019, a devolução do PL para inserir no documento um “novo despacho para constituição de Comissão Especial, haja vista a aprovação do Requerimento” feito pelo Deputado Federal Vinicius Poit (Novo/SP).

O pedido de Poit para que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) fosse incluída na pauta de deliberação do projeto regulatório de Bitcoin foi deferido pela Câmara dos Deputados na segunda-feira (03).

Publicidade

Olho no bitcoin

Cada comissão deverá se manifestar sobre aquilo em que houver pertinência temática. Poit afirmou em seu requerimento que cabe a análise da CCTCI pois o objeto do projeto é ligado “à seara das inovações tecnológicas, inerentes a telecomunicações, informática, telemática e transmissão de dados”.

Com a aprovação da Casa parlamentar, passam agora a deliberar sobre o PL 2.060/2019, as Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); de Finanças e Tributação (CFT); de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

Pelo fato de se ter mais de três Comissões, a Câmara dos Deputados afirmou que deverá constituir uma Comissão Especial para tratar da matéria de regulação de criptomoedas.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito