Rede da Solana (SOL) fica fora do ar por sobrecarga de transações e preço cai 6%

Validadores podem ter que reiniciar a rede blockchain para resolver o problema
Imagem da matéria: Rede da Solana (SOL) fica fora do ar por sobrecarga de transações e preço cai 6%

Foto: Shutterstock

A Solana, uma rede blockchain rival do Ethereum cuja criptomoeda nativa aumentou de preço e atividade nos últimos meses, está fora do ar há cerca de quase quatro. Como consequência seu preço registra queda de quase 6%, segundo dados do Coinmarketcap.

Detalhes da Solscan mostram que o último bloco produzido na rede Solana foi produzido pouco antes das 9h da manhã (horário de Brasília). A conta oficial do suporte Solana no Twitter inicialmente tuitou que a rede mainnet-beta estava “passando por instabilidade intermitente”.

Publicidade

“O esgotamento de recursos na rede está causando uma negação de serviço, os engenheiros estão trabalhando em uma resolução”, escreveu a conta em uma atualização posterior. “Os validadores estão se preparando para um possível reinício, se necessário.”

O CEO da Solana Labs, Anatoly Yakovenko, disse aos validadores da rede que é “hora do beta” e implorou que eles se juntassem ao servidor oficial da Solana no Discord, aparentemente para coordenar uma potencial resposta ao problema.

A origem do problema

Em uma resposta a um usuário do Twitter, Yakovenko disse que o problema se deve ao enorme volume de transações de bots durante uma oferta inicial de exchange descentralizada, ou IDO, realizado por um projeto hospedado na rede.

Um IDO é um tipo de venda pública de tokens, semelhante a um ICO, mas acontece em uma exchange descentralizada em vez de uma plataforma centralizada.

Publicidade

O IDO em questão estava ocorrendo na DEX Raydium, baseado em Solana, que seria o equivalente a Uniswap no Ethereum. O IDO lançado parece ser para o Grape Protocol, um kit de ferramentas popular para aplicativos DeFi da Solana (aplicativos de empréstimo e trade P2P), além de projetos NFT.

De acordo com Yakovenko, os bots estavam “inundando a rede” com 300 mil transações por segundo, congestionando as filas de transações da Solana. Quando um usuário respondeu pedindo a Solana para não permitir o lançamento de IDOs no futuro, Yakovenko rebateu: “Não, só precisamos consertar os bugs. Faz parte da vida”.

Em outro tweet, Yakovenko escreveu que alguns dos problemas de hoje já estavam sendo resolvidos, mas que a atualização do software que conta com as melhorias ainda não está disponível.

Solana fora do ar

A súbita inatividade da rede gerou muita confusão na comunidade, principalmente entre aqueles usuários que tentam usar a rede blockchain para transacionar fundos, interagir com protocolos DeFi, ou comprar e vender NFT colecionáveis. Os usuários do Solana nos servidores do Discord e nas redes sociais relataram falhas de transação, e vários projetos NFT adiaram lançamentos e snapshots para airdrops.

Publicidade

A Solana costuma ser considerada uma alternativa mais escalonável para o Ethereum —  capaz de lidar com um número milhares de vezes maior de transações por segundo, tudo isso usando menos energia graças ao seu design de rede de prova de participação.

SOL, a criptomoeda nativa da rede, teve uma grande valorização recentemente, subindo de US$ 35 em 1º de agosto para uma máxima histórica de US$ 213 na semana passada, de acordo com os dados do CoinGecko.

No entanto, essa não é a primeira vez que Solana experimenta um período de inatividade por problemas técnicos. A mesma mainnet-beta caiu por cerca de seis horas em dezembro de 2020, exigindo que os validadores reiniciassem a rede para retomar a criação de novos blocos.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co