O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Tribunal de Contas da União (TCU) marcaram para as 15h da próxima segunda-feira (30) a cerimônia de lançamento da Rede Blockchain Brasil.
Trata-se de um projeto público sem fins lucrativos para conectar as instituições em uma infraestrutura que busca facilitar a adoção desse tipo de rede através do país, especialmente em soluções voltadas ao interesse público.
Durante o lançamento, TCU e BNDES vão selar a parceria e divulgar a rede a futuros participantes interessados em gerar, fortalecer e manter o ecossistema brasileiro de inovação voltado para essa tecnologia.
Serão ouvidos potenciais participantes, que já atuam em fase experimental e vêm discutindo aspectos técnicos, a partir de de suas experiências de uso. Essas instituições serão formalmente convidadas a ingressar na rede.
O lançamento será transmitido através do canal do TCU no YouTube.
Detalhes da Rede Blockchain Brasil
Detalhes sobre a Rede Blockchain Brasil foram divulgados em março durante a Ethereum Rio.
Gladstone Arantes, chefe de iniciativas de blockchain do BNDES, apontou que a “RBB” irá rodar na Hyperledger Besu 2.0, um sistema com protocolo de consenso baseado em prova de autoridade (“proof of authority”), no qual não haverá mineração. O objetivo parece ser simplificar a rede ao manter uma camada de controle junto aos agentes estatais.
Segundo o diretor do BNDES, a RBB é inspirada em projetos já existentes da América Latina, Europa e Espanha, e a meta é aumentar exponencialmente a transparência dos gastos públicos.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), a universidade PUC-Rio, a Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais), Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo) e a IDB LAB (laboratório de inovação do American Development Bank Group).