A Receita Federal (IRS) dos Estados Unidos considera cobrar imposto sobre Bitcoin Cash este ano, de acordo com especialistas em impostos. O imposto pode chegar a até 39,6%.
Bitcoin Cash pode ser tratado como renda
Quando ocorreu o hard fork do Bitcoin, no dia 1º de agosto, as pessoas que tinham bitcoin em suas carteiras receberam a mesma quantidade em Bitcoin Cash.
A Receita Federal dos EUA pode considerar o recebimento dessa nova criptomoeda tributável, “os especialistas em impostos dizem que não houve orientação sobre como tratar o recebimento repentino do bitcoin cash”, de acordo com o Wall Street Journal na sexta-feira. A notícia acrescentou que o IRS se recusou a comentar a questão.
Leia Também: Receita Federal dos EUA quer pegar quem não declara seus Bitcoins
“Embora o IRS tenha emitido orientações sobre criptomoedas – rotulando-o um “ativo intangível” para investidores sujeitos a ganho de capital e tratamento de perdas usando o método de realização – não emitiu orientação sobre transações de criptomoedas ou “forks”, explicou Robert A Green, fundador e CEO da Green & Company Inc. Ele então observou que, aos olhos do IRS, o recebimento do Bitcoin Cash é um lucro tributável, acrescentando que:
Os detentores de Bitcoin devem informar o recebimento do Bitcoin Cash em suas próximas declarações de imposto de renda.
Um especialista em impostos da Deloitte, Jim Calvin, pensa que o recebimento do Bitcoin Cash pode ser tributável este ano por razões técnicas, o Wall Street Journal transmitiu suas explicações:
Os destinatários teriam renda ordinária, embora o valor não seja claro. Poderia basear-se no valor do Bitcoin Cash quando emitido ou quando os investidores poderiam negociá-lo … Os beneficiários do Bitcoin Cash poderiam pagar impostos este ano em taxas de até 39,6%. Não está claro se o imposto de renda de investimento líquido de 3,8% também se aplicaria.
Bitcoin Cash poderia ser tratado como “Divisão de Propriedade”
Por outro lado, o IRS poderia considerar o recebimento da moeda como uma “divisão de propriedade”, observou o Wall Street Journal, acrescentando que:
Nesse caso, nenhum imposto será devido até o titular vender ou transferir o Bitcoin Cash. Mas a base de custos de ambos bitcoins precisaria ser ajustada para explicar a divisão. (A base de custo é o ponto de partida para medir o ganho tributável depois que uma participação é vendida.)
A firma de advocacia internacional Locke Lord LLC escreveu que “se o IRS assumir a posição de que a divisão do bitcoin foi semelhante a uma divisão de ações, então poucas ou quaisquer considerações fiscais precisam ser consideradas neste momento”.
Leia Também: Japão Acaba com Imposto de 8% Sobre Consumo em Bitcoin
De acordo com o IRS, “as divisões de ações não criam um evento tributável”, embora exista um requisito para relatar os novos compartilhamentos. “Você simplesmente recebe mais ações evidenciando a mesma participação na empresa que emitiu a ação”. A agência exige que a base do custo da ação seja ajustada para incluir a nova quantidade total das ações.