Ilustração mostra logotipos do Ethereum conectados em cadeia
Shutterstock

A rede Ethereum pode passar em breve por uma atualização que visa a redução do tempo de bloco em 33% e o aumento de 50% da taxa de transferência geral da rede. A proposta, oficialmente EIP-7781, foi introduzida por Ben Adams, cofundador da Illyriad Game, no dia 4 de outubro deste mês.

A Proposta de Melhoria do Ethereum (EIP na sigla em inglês), que precisará passar pelo sistema de desenvolvimento de código aberto Ethereum, segue propostas anteriores do cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, e outros membros, para melhorar a capacidade geral de processamento do blockchain.

Publicidade

A EIP-7781 prevê: reduzir o tempo de slot do Ethereum de 12 segundos para 8 segundos; reduzir a latência de rollup com base; aumentar o rendimento da transação em aproximadamente 33% sem aumentar as contagens de blocos ou blobs individuais; distribuir o uso da largura de banda ao longo do tempo para reduzir os requisitos de largura de banda de pico e manter a eficiência da rede.

A mudança aumentaria efetivamente o número de blobs por bloco de seis para nove, fornecendo mais espaço para blockchains de segunda camada (L2) como Arbitrum e Optimism para postar dados no Ethereum.

No mecanismo de consenso proof-of-stake do Ethereum, slots referem-se a intervalos de tempo específicos durante os quais um bloco pode ser proposto. Um validador é selecionado para cada slot para propor um bloco e, se for bem-sucedido, o bloco é adicionado ao blockchain, explica o Coindesk.

“Isso seria equivalente a aumentar a contagem de blobs de 6 para 8 ou o limite de gas de 30 M para 40 M; no entanto, essa abordagem não aumenta a largura de banda de pico”, comenta Adams.

Publicidade

A proposta de atualização tem conquistado alguns apoiadores. Em uma publicação de 6 de outubro no X, um desenvolvedor conhecido pelo pseudônimo Cygaar saudou o EIP-7781 como o “primeiro grande” passo em direção à melhoria do desempenho L1 do Ethereum.

A proposta, contudo, precisará passar pelo sistema de desenvolvimento de código aberto Ethereum.

Rede Ethereum

A blockchain Ethereum é elogiada por ter forte segurança e um alto grau de descentralização em relação à maioria das outras blockchains, mas seus benefícios historicamente têm o custo de taxas relativamente altas e velocidades lentas — pelo menos em comparação com blockchains mais recentes como Solana.

No início do ano, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, propôs aumentar o “limite de gas” da blockchain como uma forma de aumentar a eficiência geral da rede.

As taxas de gás referem-se aos custos de transação que os usuários de blockchain pagam à rede. Esse sistema é, de muitas maneiras, o que dá valor a tokens como Ethereum (ETH) e Solana (SOL). 

Publicidade

Você precisa de ETH para pagar o gás se quiser fazer praticamente qualquer coisa na rede Ethereum, assim como precisa de SOL para fazer coisas na Solana. Quando há muita atividade na rede, as taxas de gás aumentam. E quando há menos atividade, as taxas de gás diminuem.

Em resumo, o EIP-7781 seria equivalente a um “aumento efetivo para um limite de gas de 45 M e um limite de 9 blobs”, o que “se alinha aproximadamente com o limite de gás de 40 M proposto por pumpthegas.org e o limite de 8 blobs por Vitalik e outros”, de acordo com o pesquisador da Ethereum Foundation, Justin Drake.

Pectra é a próxima atualização da rede

Em setembro deste ano, os principais desenvolvedores do Ethereum decidiram que dividirão a próxima grande atualização da rede, a Pectra, em pelo menos duas partes, com a primeira atualização programada para ser lançada por volta de fevereiro de 2025.  

As últimas atualizações do Ethereum — incluindo Dencun, que foi lançado em março, e Shapella, que entrou no ar em 2023 — trouxeram mudanças significativas tanto para desenvolvedores de blockchain quanto para usuários comuns do Ethereum.

Várias propostas já foram aprovadas para inclusão na primeira parte da atualização Pectra, e muitas delas terão impactos perceptíveis nos usuários do Ethereum. 

Publicidade

Uma delas, por exemplo, acabará com a prática tediosa de precisar manter pequenas quantias de ETH para pagar taxas de gás na rede principal do Ethereum e em muitas redes de segunda camada.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Memecoin Toshi dispara mais de 130% com possível listagem na Coinbase

Memecoin Toshi dispara mais de 130% com possível listagem na Coinbase

Caso listagem seja confirmada, será apenas a segunda memecoin cunhada na Base que será colocada para compra e venda na Coinbase
Logomarca do Ethereum em meio a ilustrações azuis que sugerem obras de arte

Desenvolvedores do Ethereum preveem atualização Pectra na blockchain em março

Principal mudança irá permitir que validadores individuais de blocos possam colocar mais que os 32 Ethereum que são permitidos atualmente
Casa à beira de rio no Butão

Região especial do Butão adota Bitcoin e Ethereum em reserva estratégica

A medida se baseia no papel crescente do Butão no setor cripto, com o governo já detendo reservas significativas de Bitcoin
Imagem da matéria: Conheça a Abstract: nova blockchain criada no Ethereum voltada ao consumidor

Conheça a Abstract: nova blockchain criada no Ethereum voltada ao consumidor

A rede de segunda camada do Ethereum voltada ao consumidor, Abstract, está prestes a lançar sua mainnet. Veja como começar no primeiro dia.