Promotores querem proibir CZ de deixar EUA até sentença: “Risco de fuga”

Citando um “risco substancial de fuga”, o DoJ argumentou que CZ deveria permanecer nos EUA até sua sentença em fevereiro de 2024
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

Changpeng “CZ” Zhao, criador da Binance, no Web Summit 2022 (Foto: Ben McShane/Web Summit)

Os promotores dos EUA querem que o ex-CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, permaneça no país até que sua sentença seja determinada, de acordo com um processo judicial.

No documento, os promotores citam o “risco substancial de fuga apresentado por Zhao”, solicitando que ele não tenha permissão para retornar aos Emirados Árabes Unidos antes de sua sentença em 23 de fevereiro de 2024.

Publicidade

Como parte de um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), CZ se declarou culpado de uma acusação de violação da Lei de Sigilo Bancário e deixou o cargo de CEO da exchange. Ele está impedido de ser um executivo da Binance por pelo menos três anos depois que a empresa nomear um monitor independente, mas continua sendo o proprietário majoritário da Binance.

CZ foi levado sob custódia após sua confissão de culpa, mas foi liberado posteriormente com uma fiança de US$ 175 milhões.

Os promotores argumentam que o ex-CEO da Binance representa um risco de fuga por ser um “cidadão não americano, mas dos Emirados Árabes Unidos, com riqueza substancial fora dos Estados Unidos, laços mínimos com os Estados Unidos e residência em um país sem um tratado de extradição com os Estados Unidos”.

Um porta-voz do DOJ havia dito anteriormente à Reuters que Zhao permaneceria na área de Seattle até a noite de segunda-feira, mas teria permissão para retornar aos Emirados Árabes Unidos.

Publicidade

O adeus de CZ

A saída de Zhao como CEO da Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, é parte de um acordo que fará com que a empresa saia do mercado dos EUA e pague US$ 4,3 bilhões em penalidades por violações de sanções e combate à lavagem de dinheiro.

A Binance continuará operando fora dos Estados Unidos, com Richard Teng, anteriormente chefe global de mercados regionais da exchange, assumindo o cargo de CEO.

“Cometi erros e preciso assumir a responsabilidade”, tuitou Zhao ao deixar o cargo de CEO.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.