Entusiastas de Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na sigla em inglês) agora podem depositar ethereum (ETH) e obter juros de volta em stablecoins, como DAI, no Vesper Finance, que apresentou uma nova leva de pares de criptoativos com os quais usuários podem misturar e combinar depósitos e juros.
Vesper é uma plataforma de empréstimos que permite que usuários ganhem juros sobre diversas criptomoedas. Antes, juros só poderiam ser obtidos na mesma criptomoeda que o depósito. Depósitos em ether resultavam em juros pagos apenas em ether, por exemplo.
O produto mais recente é chamado de Vesper Earn e, pelo menos no primeiro dia, usuários podem depositar ether, a stablecoin lastreada em dólar DAI ou wrapped bitcoin (WBTC) e obter juros em uma mistura desses três ou do token DeFi Pulse Index (DPI).
O token DPI é parecido com um fundo de índice DeFi, em que um token dá a holders exposição a 18 grandes tokens DeFi, incluindo VSP, o token de governança do Vesper.
Os pools disponíveis para esse recurso incluem DAI/ETH, WBTC/DAI e DAI/DPI.
Jeff Garzik, cofundador do Vesper, disse ao Decrypt que mais pares serão lançados daqui a quatro ou seis semanas. “Antes, queríamos cobrir os maiores HODLers com holders de bitcoin e ether”, explicou.
Os juros podem ser resgatados a qualquer momento ou continuarem acumulando até você decidir sacar seus rendimentos. Nas finanças tradicionais, seria algo como depositar dólares em seu banco e obter euro, iene ou libra.
Apesar de o mesmo procedimento ser possível antes do Vesper Launch, as etapas necessárias eram difíceis até para usuários DeFi com bastante experiência.
É como a MakerDAO e seu processo de emissão de DAIs. Tecnicamente, você pode depositar ether como garantia para DAI e, em seguida, depositar esses DAIs em outro protocolo de rendimento de juros, como Aave, ou em algo mais exótico.
Mas realizar esse processo multietapas pode ser extremamente caro por conta das taxas de gas da Ethereum.
No exemplo acima, usuários também precisariam estar atentos aos riscos de liquidação; se o preço do ether depositado cair abaixo da proporção da garantia (o valor necessário para pagar o empréstimo de DAI), você pode perder dinheiro.
Vesper cuidou de tudo isso, segundo Garzik: “É tudo sobre automação para baixas taxas”.
Em termos de taxas de juros, são variáveis conforme as estratégias de automação da equipe Vesper estão basicamente aproveitando a melhor taxa no mercado.
No entanto, usuários podem ganhar taxas marginalmente maiores (de até 11%, em alguns casos) ao selecionar pools considerados como “agressivos”, em que só existe um para DAI, ether e wrapped bitcoin.
Vesper Earn é apenas um aspecto do que a equipe por trás do projeto chamada de “Segunda Temporada”.
Vesper dá início à “Segunda Temporada”
O produto de rendimentos mistos é apenas uma das diversas futuras atualizações do projeto DeFi.
Junto com Vesper Earn, a equipe também está se integrando com Polygon, a solução de escalabilidade da Ethereum.
Garzik explicou que essa integração é apenas uma dentre muitas que estão por vir, afirmando que integrações com Avalanche e Arbitrum também serão lançadas “dentro de seis semanas”.
O projeto irá criar um recurso de “rendimento direcionado”, que permite que usuários depositem uma criptomoeda e ganhem juros ao concedê-la a outra entidade, como uma empresa ou caridade.
Garzik sugeriu pools apermissionados, onde qualquer projeto poderá criar um pool de rendimento de forma autônoma sem a assistência dos desenvolvedores do Vesper.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.