Uma drenagem substancial na tesouraria do popular projeto DeFi Compound Finance, supostamente facilitada por uma baleia de COMP conhecida como “Humpy” por meio de uma proposta de governança recente, despertou preocupações sobre a integridade das organizações autônomas descentralizadas (DAOs).
Humpy supostamente alavancou suas participações substanciais para aprovar uma proposta no domingo (28) que redirecionou 499 mil tokens COMP, avaliados em aproximadamente US$ 25 milhões, da tesouraria da Compound para um cofre com rendimento que ele e um grupo chamado “Golden Boys” controlam, segundo participantes do setor.
A proposta no fórum da plataforma de empréstimos foi aprovada por pouco, com 51%, com 682.191 votos a favor e 633.636 contra. A proposta alega fornecer aos detentores rendimento adicional em seus tokens COMP.
A medida, embora legal dentro da estrutura das regras da DAO, foi criticada por vários membros da comunidade e especialistas após sua aprovação no domingo por uma votação dos detentores de tokens COMP.
Entenda proposta
“Quando um usuário coloca o COMP no cofre goldCOMP, o depositante recebe o goldCOMP, um token semilíquido que representa seu depósito inicial”, diz o texto da proposta.
“Esses tokens goldCOMP podem ser colocados em um pool 1 do Balancer 99/1, criando um fluxo de renda passiva para os detentores de COMP que planejam manter o COMP por um longo período de tempo.”
Em discussões sobre propostas semelhantes executadas pelo Humpy nos últimos dois ou três meses, Michael Lewellen, arquiteto de soluções de segurança da OpenZeppelin, alertou sobre um possível “ataque de governança” que poderia ocorrer já em maio.
Leia Também
“A proposta não foi discutida anteriormente nos fóruns e o delegado não se identificou para a comunidade antes de a proposta ser criada”, escreveu Lewellen em maio. “Há novas delegações adicionais que foram feitas e que levantam preocupações de que esse seja possivelmente um ataque coordenado de governança.”
DAOs em risco?
Os críticos argumentam que o acúmulo de poder de voto por meio de compras no mercado aberto prejudica o princípio da governança descentralizada, em que as decisões devem refletir o interesse coletivo e não a agenda de algumas entidades poderosas.
Consciente do que foi dito acima, a proposta mais recente tentou amenizar as preocupações alegando uma nova “Configuração de Confiança” que permitiria que o multisig Golden Boys investisse, desinvestisse e manipulasse recompensas somente com a aprovação prévia da governança do protocolo.
No entanto, o controle centralizado sobre o novo cofre foi recebido com ceticismo.
Omer Goldberg, fundador e CEO da Chaos Labs, uma empresa focada no fornecimento de soluções de segurança e gerenciamento de riscos para protocolos DeFi, disse que a proposta, na melhor das hipóteses, é “mal comunicada” e, na pior, é um ataque que acontece “à vista de todos”.
“A principal lição aqui permanece clara: se o retorno potencial exceder o custo da exploração, alguém tentará fazê-lo”, Goldberg publicou no X no domingo. “A única variável é o horizonte de tempo.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada? Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.