Uma reportagem do CoinDesk na segunda-feira (8) direcionou novamente os holofotes para a Worldcoin, projeto cripto do criador do ChatGPT, com o anúncio de lançamento de uma carteira de criptomoedas chamada World App, rodando na blockchain da Polygon (MATIC).
A carteira cripto é descrita como uma versão minimalista de tantas outras carteiras conhecidas, como a Metamask e, entre as funções já conhecidas de armazenamento, compra e venda de criptoativos, ela também deverá exercer funções de identificação por meio de escaneamento de retina mediante outro projeto relacionado chamado: World ID.
Sam Altman, co-fundador da Open AI, empresa por trás do ChatGPT, também é o co-fundador da Tools for Humanity, empresa por trás da Worldcoin, World App e World ID.
Quando comparada com outras carteiras: “Você provavelmente encontraria ainda menos recursos no World App, na verdade, do que em algumas delas – e isso é proposital”, disse Tiago Sada, Chefe de Produto da Tools for Humanity, para o CoinDesk.
Críticas ao projeto do criador do Chat GPT
Segundo a reportagem, um dos objetivos maiores por trás do projeto é facilitar a identificação de pessoas em um sistema batizado de “Prova de Pessoalidade” (Proof of Personhood, no inglês). No entanto, a iniciativa de escaneamento de retina (World ID) foi duramente criticada pelo centro de Revisões Tecnológicas da MIT.
As funcionalidades de identificação, conforme explica o CoinDesk, seriam imprescindíveis para outro objetivo da startup: criar uma Renda Básica Universal (UBI, na sigla em inglês), através da distribuição de um token (Worldcoin) em igual quantidade para todas as pessoas do mundo.
A distribuição, então, se daria com a autenticação pessoal através do World ID no aplicativo oficial do projeto, a World App — que também funciona como carteira para armazenamento e transações financeiras, além de, na visão de seu criador, um sistema de log in e acesso para outros serviços, como redes sociais e até mesmo possivelmente substituindo o passaporte.
Sam Altman afirma que o projeto já vem sendo restado em rede Beta há meses. Com 1,5 milhão de pessoas registradas, dos quais 500 mil usam o aplicativo mensalmente.
“Em um dia típico, o app vê cerca de 60.000 transações e 25.000 verificações de identidade global de mais de 100.000 pessoas em todo o mundo.” — afirma a Tools for Humanity em comunicado à imprensa.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.