Principais pontos para um modesto otimismo com mercado de criptomoedas, segundo o MB Research

Métricas on-chain mostram elementos que podem mover os mercados nos próximos meses
bitcoin criptomoedas

Foto: Shutterstock

Os últimos sete dias foram de modesto otimismo para o mercado de criptoativos. O Bitcoin e o Ether fecharam a semana com 2,29% e 3,14% de ganho, respectivamente. Os movimentos estão associados à decisão tomada pelo FOMC de aumentar a taxa básica de juros em 25 bps, na última quarta-feira (03) e a sugestão de que talvez o ciclo de aumento de juros esteja próximo de uma pausa.

Preço e volume do Bitcoin e ethereum, apurado às 21h (UTC-3) do dia 07/05/2023 (Fonte: Messari)

Durante a entrevista coletiva após a reunião do FOMC, Jerome Powell,  presidente do FED, quando perguntado sobre o fim do ciclo de aumento de juros nos Estados Unidos, respondeu:

Publicidade

Nós sentimos que estamos perto, ou até mesmo já chegamos lá”

A declaração é muito importante ao imaginar o comportamento do mercado nos próximos meses, isto porque a economia americana está numa situação delicada.

Por um lado, temos a crise bancária que parece estar longe de um final, mesmo com todas as linhas de socorro criadas pelo governo, do outro lado, temos a inflação que, por mais que esteja se ajustando nos últimos meses, ainda está muito acima da meta do banco central. Isso significa que o FED está entre a cruz e a espada.

No próximo dia 10 deste mês, a divulgação do CPI talvez seja a mais importante dos últimos meses e deve definir se de fato vamos ver uma pausa nos aumentos da taxa de juros nos Estados Unidos. O FED não quer repetir os erros cometidos durante a década de 70, quando o banco central decidiu cortar os juros antes do ideal, fazendo com que a inflação permanecesse alta por mais tempo.

Taxa de juros americana (azul) e inflação YoY (laranja) — Fonte: TradingView

Destaque da semana

Entre os ativos com US$ 10 bilhões ou mais de capitalização de mercado, o destaque da semana fica com o Lido Staked Ether. O token de liquid staking viu uma apreciação acima da média do mercado, fechando a semana com 4,6% de ganho. O stETH ainda não pode ser sacado, já que a Lido, protocolo responsável pelo token, ainda não implementou sua atualização v2 na Mainnet que permitirá saques. 

Publicidade
Ativos com Capitalização de Mercado superior a US $10 bilhões, apurado às 21h (UTC-3) do dia 07/05/2023 –  Fonte: Messari

Análise on-chain

Os investidores de longo prazo (LTHs) fecharam mais uma semana de acumulação nos atuais patamares de preço. Esta classe de investidores adicionou mais de 60 mil BTC a suas posições nos últimos 7 dias. 

Quantidade de bitcoins nas mãos dos investidores de longo prazo (LTH) – Fonte: Glassnode

O saldo de Bitcoin que não se move há dois anos ou mais segue fazendo novas máximas, intensificando o cenário de escassez do ativo e potencializando qualquer aumento na demanda.

Porcentagem dos bitcoins na mãos de investidores há mais de dois anos (Fonte: Glassnode)

O saldo de Bitcoin em exchanges viu uma pequena redução na última semana, mas ainda se mantém acima dos valores que vimos no início do ano. Cerca de 12 mil BTC foram sacados de exchanges na última semana.

Saldo de bitcoin em exchanges nos últimos 2 anos (Fonte: Glassnode)

Por último, os novos depósitos na Beacon Chain do Ethereum têm aumentado de ritmo com a atualização Shapella em abril. Em média, 90 mil ETH são travados no stake todos os dias desde a atualização. O aumento dos depósitos em conjunto com a queima introduzida pela EIP 1559 e a redução da emissão com o Merge colaboram para um cenário de escassez do ether que pode levar à valorização do ativo.

Publicidade
Depósitos de ether na Beacon Chain no último ano (Fonte: Glassnode)

Conclusão

O cenário macroeconômico continua sendo um dos principais pontos que podem afetar o desempenho do mercado nos próximos meses. A situação delicada da economia americana com certeza terá toda a atenção do mercado ao longo das próximas semanas e uma recessão ainda não está descartada. A próxima divulgação dos dados de inflação devem dar maior clareza quanto à postura do FED na próxima reunião do FOMC marcada para o dia 14 de junho.

As métricas on-chain continuam mostrando convicção por parte dos participantes chave do mercado, e dão apoio a ideia de que qualquer aumento na demanda pode levar a um aumento nos preços. O sucesso da atualização Shapella incentivou a participação de ainda mais investidores no mecanismo Proof-of-Stake do ether, amenizando o efeito dos saques possibilitados pelo fork.

Sobre os autores

André Franco: André é Engenheiro Mecatrônico e Analista de criptoativos desde 2017, foi eleito uma das 50 maiores personalidades cripto do Brasil pelo Cointelegraph, com vasta experiência no mercado. André é atualmente o diretor de Research do Mercado Bitcoin.

Rony Szuster: Rony é Engenheiro Químico com pós-graduação em Engenharia de Software, imerso no mercado cripto desde 2019 e contribuidor do Messari Hub em 2021 e 2022. Atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos do Mercado Bitcoin.

Lucca Benedetti: Lucca é estudante de Engenharia Química e um entusiasta do mercado desde 2015, tendo se tornado analista de forma profissional em 2021. Possui experiência no nascente campo de finanças descentralizadas (DeFi) e atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos no Mercado Bitcoin.

Publicidade

Bernard Pedra: Bernard é estudante de blockchain e criptografia digital e entusiasta do mercado desde 2019 com experiência prática no campo de tokens-não-fungíveis (NFT). Atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos no Mercado Bitcoin.