Preço do Bitcoin (BTC) ignora aumento da taxa de juros nos EUA

O BC dos EUA elevou os juros do país para o maior patamar em 22 anos, mas as principais criptomoedas mostraram uma reação inicial tímida
Bitcoin e grafico de mercado

Shutterstock

O preço do Bitcoin (BTC) mal se moveu na tarde desta quarta-feira (26), pouco depois que o Federal Reserve (FED, o Banco Central americano) elevar as taxas de juros do país para o patamar mais alto em 22 anos.

Por volta das 16h, uma hora após o anúncio do FED, a maior criptomoeda é negociada por $ 29.304 de acordo com o CoinGecko, um aumento mínimo de 0,1% em 24 horas e 0,2% em uma hora.

Publicidade

Outros ativos digitais, como Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda, também permaneceram relativamente estáveis. O Ethereum não se moveu após o anúncio do Fed e segue cotado a $ 1.859.

O Federal Reserve elevou a taxa básica de juros dos EUA em 0,25 ponto percentual, para a faixa dos 5,25% a 5,5% ao ano – a maior desde 2001 -, e deu a entender que a luta contra a inflação do país ainda não acabou.

O BC dos Estados Unidos havia interrompido o aumento das taxas de juros em sua última reunião em junho. Foi a primeira vez que o Fed não os aumentou em 18 meses.

Mas o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quarta que a luta contra a inflação – que atualmente está em 3% – precisa continuar até ela cair para 2%. Há um ano, a inflação nos EUA era superior a 9%.

Publicidade

“O Comitê está fortemente comprometido em retornar a inflação ao seu objetivo de 2%”, disse o banco central dos EUA em comunicado à imprensa.

Luta contra a inflação

O Fed começou a aumentar agressivamente as taxas no ano passado para tentar controlar a alta inflação em 40 anos. Ele os aumentou em 0,75 pontos percentuais por quatro vezes seguidas – o que impactou negativamente o valor de investimentos de risco, como ações e criptomoedas.

Então, o banco central desacelerou, promovendo reduções mais suaves.

As criptomoedas estavam intimamente alinhadas com o mercado financeiro dos EUA – particularmente as ações de tecnologia na Nasdaq – e, como tal, sofreram uma surra quando os traders correram para o dólar.

Mas essa correlação no mês passado atingiu o menor nível em três anos. O Bitcoin aumentou significativamente desde o início deste ano, quando era negociado por menos de US$ 17.000 por moeda. Ainda está abaixo, no entanto, de sua alta histórica de novembro de 2021, de $ 69.044.

*Traduzido com autorização do Decrypt.