Ratoeira com moeda de bitcoin
Shutterstock

A Haru Invest, empresa sul-coreana de empréstimo de criptomoedas, suspendeu saques e depósitos de sua plataforma nesta terça-feira (13) citando um “problema com um dos parceiros de serviço”.

A empresa anunciou que a suspensão foi uma “decisão difícil”, supostamente tomada para proteger os fundos dos usuários, enquanto ela elabora um “plano de contingência para corrigir a situação.”

Publicidade

A Haru oferece rendimentos anuais entre 12% e 25% a partir do depósito de cinco criptomoedasBitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Tether (USDT), Circle (USDC), e XRP (XRP).

A empresa afirma ter mais de 80 mil usuários em mais de 140 países e cerca de US$ 1 bilhão em ativos digitais sob gestão, segundo a atualização no dia 18 de abril.

A Haru ainda não respondeu a um contato feito pelo Decrypt.

“Não é ‘rug pull”

Jornais locais também indicam que os escritórios da empresa em Seul foram fechados, bem como a conta no LinkedIn.

O CEO da Haru, Hugo Hyungsoo Lee, afirmou que a empresa passou para um formato de home office, defendendo o encerramento do escritório físico. A medida teria sido feita para proteger os ativos no escritório das possíveis consequências dos usuários devido à suspensão da retirada.

O cofundador e ex-diretor técnico da Haru Invest, Eunkwang Joo, disse que fechar a conta da rede social era uma ação para seguir “diretrizes do escritório de advocacia em termos de respostas legais.”

Joo acrescentou que a plataforma está enfrentando uma “situação interna” e não “uma tentativa de um “rug pull” malicioso.”

A Upbit, uma exchange cripto sul-coreana, também restringiu a retirada de criptoativos da Upbit para a Haru Invest na sequência da suspensão das retiradas deles.

Publicidade

A plataforma ainda detém todos os fundos de seus usuários com sua equipe interna de negociação e parceiros globais de gestão de ativos. Ela gera rendimentos através de diferentes atividades de arbitragem e de investimento.

Os usuários da Haru Invest no Telegram já estão ficando impacientes, com alguns querendo organizar uma ação judicial contra a empresa.

Outro usuário angustiado no Twitter afirmou que estava “extremamente preocupado”, pois não havia “nenhuma informação real fornecida pela Haru Invest.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: A revolução do Bitcoin em 2025 | Análise

A revolução do Bitcoin em 2025 | Análise

Gustavo Castro examina a notável transformação do Bitcoin em 2025 através da análise sistemática de mercado, incorporando a aprovação histórica da Lei GENIUS e a aceleração contínua da adoção institucional
Imagem da matéria: Solana deve expandir blocos em 66% para acelerar transações

Solana deve expandir blocos em 66% para acelerar transações

Programadores querem elevar a capacidade de 60 milhões para 100 milhões de unidades de computação por bloco na rede Solana
Imagem da matéria: Metaplanet compra mais Bitcoin e segue rumo à meta de 2026

Metaplanet compra mais Bitcoin e segue rumo à meta de 2026

A Metaplanet está aprofundando sua estratégia de tesouraria de Bitcoin, usando financiamento vinculado a ações para acelerar novas compras
Visa busca patente para um dólar digital

Visa amplia operação com stablecoins e integra Avalanche e Stellar

A Visa expandiu sua infraestrutura de liquidação com stablecoins para incluir três novos tokens e duas novas blockchains em sua mais recente iniciativa no setor cripto