Quase todos os setores em que ocorre uma troca de informações podem encontrar um uso prático para a tecnologia blockchain. Uma dessas indústrias quase monopolizadas, em extrema necessidade de reestruturação devido às suas muitas complicações, é o mercado de fotografia stock.
Os fotógrafos geralmente recebem menos de 25% da receita de suas obras vendidas, e geralmente têm que esperar semanas para receber sua parte. Eles também são incapazes de definir seus próprios preços e estão presos a acordos que podem não atender às suas necessidades. As questões de direitos autorais são desenfreadas e, se você tiver o azar de ser pego em uma reivindicação, uma resolução pode levar semanas.
A boa notícia, no entanto, é que a Photochain, está usando a tecnologia blockchain para mudar tudo isso. A Photochain está criando um mercado descentralizado e democrático para a compra e venda justas de fotografias, enquanto melhora a experiência geral.
A Photochain escolheu um modelo de indústria que é primordial para a disrupção descentralizada. O potencial do projeto foi altamente reconhecido recentemente, com o projeto levando para casa o 3º lugar no ICO Pitch Competition no Blockchain Leadership Summit em Zurique. O projeto também é parceiro de alguns players de alto nível no mundo do blockchain, incluindo serviços de consultoria da Swisscom Blockchain e uma das maiores personalidades técnicas do Blockchain, Roberto Capodieci e seu Blockchain Zoo.
Photochain foi a visão do CEO Stanislav Stolberg, que nos conta: “Como um fotógrafo amador, achei as fotografias antigas difíceis de navegar. Muitas regras e restrições fizeram com que eu não quisesse usá-las, pois sentia que não era capaz de compartilhar minhas fotos como queria. Como uma grande tecnóloga, o blockchain veio imediatamente para mim como resposta.
O Blockchain é a tecnologia perfeita para a Photochain agilizar o mercado de criadores e vendedores de fotografia. Um mercado descentralizado conecta os compradores diretamente aos vendedores, onde seus preços podem ser definidos. Os fotógrafos merecem muito mais liberdade para vender seus trabalhos em seus próprios termos, pois são eles que conhecem melhor o valor de seu trabalho.
Além da liberdade, a Photochain atrai os fotógrafos por causa da velocidade das transações. As transações acontecem em segundos, superando em muito as semanas e meses que outros mercados de fotografia levam para pagar criadores. Os fotógrafos levam para casa 95% dos ganhos de suas obras, pois os contratos inteligentes da Photochain verificam e validam cada transação, removendo, assim, os intermediários caros.
Na luta contra os direitos autorais, a Digital Copyright Chain (DCC) da Photochain fornece uma solução automatizada e inovadora. Para carregar uma foto, um usuário deve ter sua identidade verificada. Cada foto enviada é imediatamente vinculada ao usuário que a envia. Esse link existe permanentemente no blockchain, através do DCC, e deixa um rastro de propriedade para cada foto que se move pela plataforma. Além disso, cada imagem enviada por cada fotógrafo é digitalizada contra o DCC por violação de direitos autorais.
Esses e muitos outros recursos permitem que os fotógrafos tenham uma experiência de mercado personalizada não disponível em nenhum outro lugar. A velocidade e a segurança oferecidas pela Photochain – e a proteção de dados e finanças de vendedores e compradores – permitem à Photochain devolver o poder aos indivíduos.
Photochain é uma startup excitante, pois representa uma aplicação nova e muito necessária de blockchain. Não apenas no setor de fotografia, mas criadores de conteúdo em muitos setores enfrentam adversidades contra grandes empresas, com objetivos corporativos em mente. Photochain define o padrão de inovação nas indústrias criativas.
Recentemente, a Photochain uniu-se ao Copytrack para formar uma parceria fundamental na batalha dos direitos autorais. A Copytrack está criando um registro global de direitos autorais descentralizado para conteúdo digital, uma missão que se alinha perfeitamente às ambições mais amplas da Photochain.
Como diz Stanislav, “Photochain é a revolução que os fotógrafos esperavam. Nós reinventamos o mercado de fotografia a partir do zero, com os compradores e vendedores no centro disso.”
Ao ajudar os fotógrafos, a Photochain conseguiu um nicho e um público fiel. Com mais de cem fotógrafos inscritos na versão alpha, isso só crescerá organicamente à medida que mais fotógrafos perceberem o que a Photochain os oferece. Seu potencial para realmente mudar toda uma indústria é o que faz com que eles sejam cuidadosos.
A venda principal do Photochain começa no dia 6 de abril e você pode participar da lista de permissões na página inicial deles.