A Polícia Federal mobilizou vários agentes na manhã desta quinta-feira (01) em Itajaí, Santa Catarina, para prender um casal que captou R$ 10 milhões de investidores com a promessa de altos retornos no mercado financeiro que viriam com ‘apoio’ de um ‘robô trader’.
No âmbito da ‘Operação GUITAR’, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão contra os investigados.
Segundo comunicado da PF, o dinheiro teria sido capitalizado entre abril de 2019 e setembro de 2021, principalmente em Santa Catarina, através de um contrato com as partes intitulado “Termo de Adesão Investidor Cronwfounding”. Os rendimentos prometidos, diz o órgão, seriam frutos de operações de day trade ou swing.
No entanto, de acordo com as investigações, após captar os fundos dos investidores, a empresa “bloqueou os saques e contatos com os clientes, deixando-os no prejuízo”.
A Justiça Federal decretou então a indisponibilidade, arresto e sequestro de ativos patrimoniais relacionados a quatro pessoas investigadas, físicas e jurídicas, cujos nomes não foram divulgados.
“Os dois sócios principais foram presos temporariamente e indiciados nos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, de estelionato e de lavagem de dinheiro”, disse a PF.
Leia Também
Golpes com ‘robô trader’
Robô trader ou robô de investimento são termos que foram adotados por diversas empresas suspeitas de golpe — como Atlas Quantum e Midas Trend, por exemplo — e falsos traders vendedores de cursos, muitas vezes que operam em plataformas clandestinas como a IQ Option.
Geralmente, os golpistas tentam persuadir um investidor a aplicar o seu dinheiro prometendo que o “robô” fará toda a parte de negociação. Em muitos casos, os golpistas prometem de forma enganosa lucros acima de 90% na operação.
Os golpistas dos robôs traders, contudo, não se limitam a apenas negociações, mas também criam outros tipos de esquemas para fraudar o investidor ou até mesmo quem precisa de dinheiro, como ocorreu há alguns meses como um suposto golpe chamado ‘Robô do Pix’.
O produto, vendido na Hotmart por cerca de R$ 197, prometia aos consumidores o recebimento de vários Pix todos os dias e de maneira automática.
No entanto, conforme vários relatos no Reclame Aqui, a maioria dos compradores do produto se arrependeu porque o aplicativo não funcionou ou não entregou o prometido.
Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!