Peter Todd diz que não está se escondendo após ser apontado como Satoshi Nakamoto

Após um documentário da HBO argumentar que Todd era Satoshi, o desenvolvedor do Bitcoin Core disse ao Decrypt que está tentando se reajustar à vida normal
Dev do Bitcoin core, Peter Todd é fotografado

Peter Todd (Imagem: Reprodução)

Foi um mês agitado para o desenvolvedor de longa data do Bitcoin Core, Peter Todd, que foi recentemente acusado de ser o criador pseudônimo do Bitcoin Satoshi Nakamoto em um novo documentário da HBO.

Apesar de negar vigorosamente as alegações, tanto diante das câmeras quanto fora delas, Todd disse ao Decrypt na sexta-feira que ser publicamente rotulado como o gênio evasivo sentado em US$ 74,4 bilhões em Bitcoin o forçou a ir ainda mais longe para se defender.

Publicidade

“Tomei algumas medidas de segurança”, disse Todd. “Mas não é uma boa ideia dizer exatamente o que fiz publicamente. É melhor manter os bandidos adivinhando.”

O primeiro colaborador do Bitcoin acrescentou, no entanto, que ele certamente não está se escondendo, nem esteve, como uma história recente da Wired sugeriu. Na verdade, Todd compareceu a uma conferência sobre Bitcoin em Lugano, Suíça — onde uma estátua em homenagem a Nakamoto foi inaugurada — na sexta-feira (25) e diz que planeja falar em mais cinco eventos ao redor do mundo nas próximas semanas.

https://twitter.com/peterktodd/status/1849142321289318647

No geral — e talvez surpreendentemente — Todd diz que ainda não foi visto ou importunado em público por ninguém que o reconheceu do documentário da HBO em que ele aparece, “Money Electric: The Bitcoin Mystery“.

“Uma coisa que provavelmente ajudou foi se recusar a fazer entrevistas de áudio/vídeo com qualquer um dos (muitos) jornalistas que me pediram”, disse Todd por e-mail.

Publicidade

Todd, deve-se notar, não é estranho ao escrutínio público. Embora esta seja certamente a maior atenção que ele já recebeu como um potencial candidato a Satoshi, o desenvolvedor de blockchain estava envolvido com Bitcoin desde sua infância e já foi anteriormente cogitado como potencialmente responsável por criar secretamente a primeira criptomoeda do mundo.

Cullen Hoback, o diretor de “Money Electric”, argumentou em seu filme que várias evidências circunstanciais apontavam para a identidade de Todd como Satoshi, incluindo supostas semelhanças entre os estilos de escrita de ambos os indivíduos. Hoback afirmou que os experimentos de Todd quando adolescente com o conceito de moeda digital eram especialmente suspeitos, assim como uma postagem de blog de autoria de Todd que Hoback alega ter sido feita acidentalmente na conta errada — e deveria ter sido postada por Satoshi.

Muitos na comunidade cripto, no entanto, não ficaram convencidos por esses argumentos. Quando Todd os recebeu de Hoback no clímax do documentário, ele imediatamente os descartou como “ridículos”.

Depois que Todd desviou as alegações de que estava se escondendo esta semana, Hoback foi ao Twitter para argumentar que até mesmo essa afirmação revelou o esquema maquiavélico oculto do desenvolvedor.

Publicidade

“Peter Todd diz à Wired que se escondeu”, postou Hoback. “Então ele zomba da Wired por continuar com essa narrativa, fazendo uma aparição hoje no palco.”

“Como seu autor habilmente escreveu”, Hoback continuou, citando o artigo da Wired. “‘Assim como o ‘trolling’ de Todd o isola, também o expõe.'”

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.