O Chris Louney da RBC Capital Markets detectou uma relação entre os preços do bitcoin e os fluxos de ouro.
A revelação veio em uma nota de pesquisa recente. Ele admite que foi um desafio ao primeiro encontrar laços, já que o bitcoin é considerado um bem emergente.
“É muito difícil realmente colocar suas mãos em torno de uma correlação tangível entre os preços do bitcoin e os preços do ouro para a maior parte da história”, disse o analista de commodities da empresa na terça-feira no “Futures Now” da CNBC.
Mas então algo mudou.
“No final do ano passado, começamos a notar que a correlação foi pelo menos um pouco negativa”, disse Louney.
Isso coincidiu com a época em que o preço do bitcoin chegou em quase US$ 20 mil em dezembro. Foi aí que também percebeu que as tendências de busca do Google para a palavra “bitcoin” também aumentaram.
“Quando vimos o interesse por bitcoin em seu pico, conforme medido pelas tendências do Google, foi quando vimos esse relacionamento marginal negativo entre ouro e o bitcoin se desenvolver”, disse ele.
Apesar do crash recente do bitcoin, Louney disse que não detectou nenhuma alteração no relacionamento desde o pico de dezembro. Mas ele acredita que a correlação pode eventualmente crescer à medida que a tecnologia do bitcoin e das criptomoedas amadurecerem.
Leia Também: Bitcoin Private: Fork que Pretende Tornar o Bitcoin Anônimo