O projeto para obrigar o uso do rublo digital, uma CBDC (Moeda Digital do Banco Central), passou pela câmara baixa do parlamento da Rússia. O texto prevê o dia 1º de setembro de 2026 como a data de lançamento oficial da moeda, mas o país se mostra dividido quanto a nova política.
Conforme reportagem do The Block, o projeto de lei estabelece que comerciantes com receita anual superior a 120 milhões de rublos deverão aceitar pagamentos com rublo digital a partir de 1º de setembro de 2026. Empresas de médio porte terão até 2027 para se adequar, e as demais até 2028.
A lei também estabelece a criação de um sistema universal de pagamentos por QR code, gratuito, operado pelo Sistema Nacional de Cartões de Pagamento, responsável pela rede Mir da Rússia.
Para entrar em vigor de fato, o projeto precisa ser aprovado pelo Conselho da Federação e pelo presidente Vladimir Putin, mas essa etapas são consideradas meramente formais. D
iferente do Bitcoin, que é descentralizado e opera sem controle governamental, uma CBDC é uma versão digital da moeda oficial de um país, emitida e regulamentada pelo banco central. Apoiada pelo governo, a CBDC é o equivalente digital do dinheiro físico.
Pesquisa mostra população contra CBDC
O projeto que quer obrigar a economia a aceitar CBDC como forma de pagamento não tem o apoio massivo da população. Uma pesquisa conduzida pelo instituto estatal VTsIOM revelou que 51% dos entrevistados não pretendem adotar o rublo digital, enquanto apenas 35% disseram que experimentariam a nova moeda.
Quatro em cada dez participantes disseram não enxergar “nenhum benefício”, e as preocupações variaram desde a segurança de dados (12%) até a vigilância governamental (8%). Apenas 7% afirmaram estar bem informados sobre o projeto.
- No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!