A reflexão deste artigo vem de Anndy Lian, autor do livro “NFT: From Zero to Hero”, adaptado para ampliar o tema para além dos NFTs.
Para ter sucesso, um projeto de criptografia precisa ser estruturado e evoluir assim como a maior parte dos projetos do mercado tradicional. Melhor do que contar com sorte e especulação, planejamento e trabalho sério são diferenciais para impulsionar as chances de crescimento no universo cripto.
Os estudantes de marketing estudam sobre 5 “P’s” que mostram quais esforços bem direcionados podem aumentar os lucros e tornar uma empresa referência em seu mercado.
Vamos, primeiramente, vê-los e entender como isso poderia ser usado com projetos blockchain:
Produto – O projeto possui um produto de valor ou é só um token criado sem uma função clara? Se for apenas uma cripto para utilizar como dinheiro, já temos o Bitcoin. É a boa oferta de um produto único que trará os usuários e aumentará a adoção.
Preço – O produto oferecido tem um preço justo ou o token parece estar com valores exorbitantes só por especulação? Você, como cliente, pagaria o preço pelo produto que se oferece? A especulação um dia pode acabar, mas um produto de valor pode ganhar perpetuidade.
Praça – Esse item tem a ver com como o seu cliente chega até o produto, qual é o canal de vendas. Por exemplo, um projeto de fan tokens precisa estar bem posicionado entre comunidade de times, eventos esportivos, clubes e agremiações. Se não for assim, como alcançar as pessoas que teriam interesse?
Promoção – Como o projeto torna a sua marca e seu produto conhecidos para quem tem interesse? Uma boa forma de medir isto é observando parcerias, o engajamento com as redes sociais e a interação com o setor envolvido.
Pessoas – Quais experiências o produto proporciona aos usuários? Qual o nível de paixão e entusiasmo das pessoas perante o produto? Sabemos que uma comunidade apaixonada pode levar um projeto às alturas.
Os próximos “P’s” foram idealizados por Anndy Lian para complementar fatores essenciais para o sucesso de um projeto do setor de criptografia.
Paciência – O Bitcoin não alcançou o preço que tem em poucos meses. O Ethereum está planejando sua versão 2.0 por anos… Então, o conceito de “fazer dinheiro fácil e rapidamente” pode não ser tão correto para o mercado cripto. Muitos projetos estão construindo, aos poucos e com planejamento, a estrutura que precisam para crescer no longo prazo.
Leia Também
Posicionamento – Este é um termo usado para descrever como uma marca é vista pelos consumidores, como ela se destaca dos produtos dos rivais e como ela difere da ideia de reconhecimento da marca. Se um projeto é igual aos outros, porque alguém vai comprar esse token e não do concorrente melhor estabelecido?
Packaging (Embalagem) – Como o produto é apresentado aos possíveis usuários? Quais os valores da marca? Existe uma identidade bem estabelecida e que atrai as pessoas para participar? Um ótimo produto sem uma boa apresentação terá poucas chances de se dar bem.
Participação – Você já notou que alguns grupos de Telegram de certos produtos possuem milhares de pessoas, mas ninguém interage neles? Ou projetos que depois de arrecadar milhões de dólares passam a ignorar os desejos da comunidade? Um projeto de sucesso sempre vai ser claro, transparente e desejar ter a comunidade por perto de forma ativa.
Pumped (Bombeado) – O décimo item se refere a um projeto que cumpriu com tudo que se falou nos itens anteriores no lugar certo, no momento certo, e com um bom produto. É possível que ele tenha um bom preço e uma comunidade animada. Mas o trabalho não termina aqui. Cada um dos tópicos que vimos precisam ser acompanhados continuamente.
E então? Os projetos que você investe possuem os 10 “P’s” para o longo prazo?
Ao investir em um projeto pensando em longo prazo, sempre reflito se ele tem o que é espero ao considerar a teoria vista neste texto.
E não se preocupe: isso não é uma condenação de quem compra alguns ativos por mera especulação. Eu mesmo faço isso vez ou outra. Mas, se não consigo encontrar a maior parte dos “P’s“ num ativo, não o trato com valor sentimental. Na primeira oportunidade de venda com bom lucro, assim farei.
E se eu pudesse dar um conselho para você, é para que estude como diferenciar projetos com boas propostas com projetos com bom potencial especulativo. A teoria deste artigo é um bom começo. Melhor ainda é quando você põe ele em prática.
Sobre o autor
Fabrício Santos é especialista em blockchain e criptomoedas da Criptomaníacos, contribuindo no setor de conteúdo e pesquisa na empresa desde 2019.
Não sabe qual o melhor criptoativo para o seu perfil? No Mercado Bitcoin, quem está começando a investir tem a melhor experiência de negociação e fica informado sobre tudo! Saiba mais sobre o Mercado Bitcoin!