Os 10 passos obrigatórios para largar o emprego e virar trader, segundo Peter Brandt

Vetarano aconselha uma proteção financeira de pelo menos três anos antes de exposição ao risco
Imagem da matéria: Os 10 passos obrigatórios para largar o emprego e virar trader, segundo Peter Brandt

Foto: Shutterstock

O veterano do mercado de ações, Peter Brandt, autor de livros que se tornaram clássicos entre os traders, reservou um tempo no domingo (20) para descrever 10 passos para quem deseja largar o emprego e viver da profissão de trader.

“Quer abandonar o trabalho diário para negociar em tempo integral? Meu conselho”, disse Brandt antes de iniciar uma thread no Twitter com dicas do que ele aprendeu ao longo dos seus 45 anos de experiência.

Publicidade

O primeiro passo que Brandt aconselhou aos seus mais de 500 mil seguidores foi que a capitalização total da conta usada para negociar deve ser oriunda de lucros. Em seguida, ele diz que o trader não pode ficar na expectativa de um retorno de 50% em um ano e que ele também não deve arriscar mais que 2% do capital por operação. Desta forma, o veterano encerrou suas três primeiras dicas.

Brandt segue com um conselho considerado primordial para quem tem apetite ao risco, que é possuir uma proteção financeira antes de se expor no mercado. Sobre isso, ele aconselha que o investidor tenha economizado dinheiro para se manter por pelo menos 18 meses. Isso porque o trader tem que ter em consciência que o primeiro ano pode ser de apenas perdas. “Esteja preparado para 1 ano de perda”, disse ele, fechando o quinto passo.

Trader deve negociar em vários mercados

Conforme sugere o tweet, as dicas se encerraram por ali, Contudo, Brandt viu a necessidade de adicionar mais cinco pontos. Segundo ele, o ideal é ter pelo menos de 3 a 5 anos de experiência; negociar em vários mercados — tanto em posição ‘long’ quanto ‘short’; não se preocupar com as oscilações — o que ele chamou de “movimentos parabólicos”.

Brandt encerrou a thread alterando o tempo ideal de proteção financeira, passando a aconselhar pelo menos de três a cinco anos de economias para subsistência, e, ao que parece ser uma brincadeira, na 10ª dica, ele disse que o cônjuge do trader deve ser médico(a) ou diretor(a) executivo(a) (CEO).

Publicidade

Em reação à última dica de Bandt, o usuário Kismat Patel brincou: “É uma sugestão para o divórcio?”.

Independentemente da brincadeira, Peter Brandt é reconhecidamente um trader de sucesso e guru dos investimentos. Seus livros ‘Trading Commodity Futures with Classical Chart Patterns (1990)’ e ‘Diary of a Professional Commodity Trader (2011)’, são campeões de vendas em todo o mundo.