A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) emitiu uma declaração sobre o mercado de futuros de Bitcoin, pedindo aos investidores que tenham cuidado e estejam atentos aos riscos.
No comunicado, a Divisão de Gestão de Investimentos (IM) da SEC “encoraja fortemente qualquer investidor interessado em investir em um fundo mútuo com exposição ao mercado futuro de Bitcoin a considerar cuidadosamente a divulgação de risco do fundo, a tolerância ao risco do próprio investidor e a possibilidade, como acontece com todos os investimentos, de perda do investidor ”, disse a SEC.
O que são futuros de Bitcoin e o que a SEC pensa sobre eles?
Os futuros do Bitcoin permitem que os investidores ganhem exposição ao Bitcoin sem ter que manter ou armazenar a própria criptomoeda.
Como qualquer outro contrato futuro de commodity ou ação, os futuros do Bitcoin oferecem aos investidores a chance de especular sobre o preço futuro do Bitcoin. Na declaração da SEC, os futuros do Bitcoin são descritos como altamente especulativos.
Além disso, a SEC alertou contra a volatilidade dos preços e fraudes no mercado de Bitcoin mais amplo.
“Os investidores devem considerar a volatilidade do Bitcoin e do mercado futuro de Bitcoin, bem como a falta de regulamentação e potencial para fraude ou manipulação no mercado de Bitcoin subjacente”, disse a SEC.
Esta não é a primeira vez que a SEC compartilha suas idéias sobre o mercado futuro de Bitcoin.
Pouco depois que os futuros do Bitcoin começaram a ser negociados em 2017, a SEC divulgou a Cryptocurrency Holdings Letter, que reconhecia como o mercado de futuros do Bitcoin era – na época – um mercado nascente.
Desde então, a visão da SEC evoluiu. Apesar de dar um alerta geral sobre os riscos inerentes ao mercado de futuros, a SEC também observou os progressos realizados desde 2017.
“O mercado futuro de Bitcoin se desenvolveu desde então, com maiores volumes de negociação e posições em aberto”, disse a SEC, acrescentando: “O mercado futuro de Bitcoin produziu consistentemente um preço reportável para os futuros de Bitcoin”.
A jornada de ETF da SEC
A declaração da SEC vem após uma série de aplicações para ETFs de Bitcoin, que estão esperando para serem aprovados, ou não.
No mês passado, a SEC havia recebido pelo menos oito aplicações para ETF de Bitcoin. Essas aplicações incluem uma da VanEck, que já executa muitos ETFs em outros setores. A SEC adiou sua decisão sobre a proposta do ETF de Bitcoin da VanEck para pelo menos junho deste ano.
A SEC também está lidando com aplicações de ETF do Galaxy Digital de Mike Novogratz, SkyBridge Capital de Anthony Scaramucci e do New York Digital Investment Group. Até o momento, nenhum foi aprovado.
No entanto, ao norte, os ETFs de Bitcoin floresceram. O Canadá aprovou seu primeiro Bitcoin ETF em fevereiro deste ano, quando o Purpose Bitcoin ETF começou a funcionar na Bolsa de Valores de Toronto.
Desde então, o Canadá aprovou dois outros ETFs, pressionando ainda mais a SEC dos EUA para abrir suas portas. Apesar da longa espera, muitos Bitcoiners estão otimistas de que a SEC aprovará em breve um ETF, em parte devido à nomeação de Gary Gensler como presidente do órgão.
Gensler é amplamente considerado cripto-amigável, visto que uma vez ele ministrou um curso sobre tecnologia de blockchain no MIT e escreveu um artigo sugerindo que a tecnologia de blockchain poderia ser um “catalisador” para mudanças.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co