15 de maio marca o início da pré-venda simbólica da plataforma CryptoAds – a plataforma de publicidade descentralizada construída sobre o blockchain Ethereum. O que um histórico de crédito bancário e a reputação de um usuário on-line têm em comum? Como evitar grandes margens de lucro intermediárias ao promover serviços e produtos? Como bloquear a simplificação do mercado de publicidade on-line? Oleksii Vinogradov, fundador e presidente da CryptoAds, fala sobre essas questões e muito mais.
– Você posiciona seu projeto como uma “plataforma de marketing e publicidade descentralizada construída sobre o blockchain da Ethereum”. Essa é uma definição bastante ampla. Você pode explicar o que especificamente o CryptoAds está oferecendo aos usuários?
– Estamos oferecendo soluções transparentes e seguras para postagem de publicidade em um intercâmbio descentralizado para marcas, anunciantes digitais, empresas de marketing, plataformas de publicação de conteúdo e influenciadores de mídia.
– Que tipo de soluções?
– Nossa plataforma permite que os anunciantes postem produtos de publicidade em uma ampla variedade de formatos multimídia em um número ilimitado de plataformas com bom tráfego de usuários, graças ao uso de tecnologias AI e blockchain. Podem ser vídeos nativos ou anúncios para celular no aplicativo, videoclipes padrão, anúncios em vídeo vertical e 360, paredes de ofertas … As plataformas poderão compartilhar seus públicos-alvo, métodos de entrega de conteúdo e oportunidades de hospedagem diretamente com possíveis anunciantes.
– De acordo com o último Relatório de Mobilidade da Ericsson, este ano a publicidade digital será responsável por 44% (US $ 269,85 bilhões) do total de gastos com anúncios globais, e este número subirá para 50% (US $ 335,48 bilhões) até 2020. Você não precisa ser um especialista para descobrir que este é um mercado extremamente atraente e muito competitivo. Você tem um plano sobre como garantir uma base neste mercado?
– Deixe-me responder sua pergunta com outra pergunta. Você sabe quanto os intermediários podem adicionar ao custo inicial de um produto publicitário enquanto ele sai do anunciante para o usuário final?
– Eu só posso fazer um palpite. No varejo de alimentos de 50% para 200% …
– Até 1.000%!
– Isso é pura ganância!
– Esse é o ponto todo. O blockchain pode mudar essa situação. Nossos clientes podem negociar diretamente sem a necessidade de uma troca de anúncios centralizada, reduzindo assim o número de intermediários e, portanto, os custos.
– Cortar custos e o número de intermediários nos negócios é um dos principais objetivos que podem ser resolvidos com sucesso pelo blockchain. Aqui você não é o único jogador e não surpreende os concorrentes com apenas isso …
– Nós não paramos por aí. Nos diferenciamos de nossos concorrentes na transparência de todos os processos garantidos pelo blockchain. A plataforma irá compilar o histórico de criptografia de cada usuário e registrá-lo no blockchain. Cada um dos nossos clientes terá sua própria classificação. Se é bom ou ruim vai depender do indivíduo e suas ações na plataforma. Em qualquer caso, as classificações e os termos da transação serão explicitados em contratos inteligentes, e isso ajudará a resolver naturalmente o problema da fraude de publicidade on-line. Por exemplo, o anunciante não poderá evitar o pagamento pelos serviços prestados, e o proprietário da plataforma não poderá excluir nem alterar nenhum histórico.
– Quando você mencionou as classificações, imediatamente lembrou a Uber. Lá também os usuários inicialmente deram avaliações razoáveis ao formar as classificações dos motoristas. No entanto, em alguns anos, o serviço foi suspeito de exagerar os números. Por que você acredita que as avaliações de seus usuários não serão tendenciosas? Quem controlará sua objetividade e como?
– Deixe-me distinguir aqui entre as avaliações dos usuários (que podem naturalmente ser distorcidas por qualquer número de fatores pessoais – até e incluindo o humor do usuário em um dia específico), e a classificação de um indivíduo baseada em suas ações na plataforma. em seu histórico de transações.
– Então, você está falando sobre um tipo de classificação de trabalho do usuário indicativo de obrigações implementadas na plataforma, e não o recebimento de avaliações subjetivas?
Isso está absolutamente correto.
– Entendido. E como o indivíduo se beneficia dessas classificações?
– Clientes com as melhores classificações poderão concluir contatos oferecendo-lhes um pagamento maior. Se observarmos um volume significativo de transações e transferências e nenhuma ocorrência de fraude, o usuário receberá automaticamente um status mais privilegiado. Quanto maior o status do indivíduo, melhores as ofertas de publicidade que ele pode esperar receber no futuro. O mesmo vale para os anunciantes: se o histórico deles parecer suspeito, os usuários com uma classificação alta poderão eliminar suas ofertas.
– Como isso funcionará na prática?
– Suponhamos que um grande anunciante se aproxime do nosso projeto e diga que ele não quer divulgar seu anúncio para os sete milhões de usuários existentes, mas deseja segmentar apenas os 100 mil principais usuários com as maiores taxas de confiança. Tudo isso será regido pelo contrato inteligente: ele determina a classificação de um usuário e os indivíduos mais bem avaliados recebem uma oportunidade de ganhar dinheiro dentro dessa rede.
Ou vamos dar uma olhada do outro lado: o usuário recebe os produtos de um anunciante. Ele analisa seu perfil, vê sua classificação baixa e diz: “Não, eu tenho uma classificação excelente e só quero receber anúncios de anunciantes bons, experimentados e testados”.
– As classificações dos anunciantes também serão ajustadas dependendo de sua atividade?
– Sim. Se um anunciante tiver pouca rotatividade de anúncios ou oferecer baixos níveis de consideração, a classificação dele cairá automaticamente. Todas as relações serão regidas por contratos inteligentes, que explicitarão os termos e condições de cooperação e classificações.
– Isso soa como um departamento de crédito no setor bancário. Se você alguma vez enganar um banco, é muito difícil receber uma classificação de crédito normal novamente …
– Na verdade, é assim. É muito importante que todas as transações e classificações sejam registradas no blockchain. Primeiro, qualquer alteração artificial de uma classificação é impossível. Em segundo lugar, vemos e analisamos imediatamente todas as transações e pagamentos do usuário vinculados a seus gadgets.
Como resultado, acabamos com um sistema transparente de avaliação de clientes, enquanto os usuários terão a oportunidade de melhorar suas classificações para receber melhores ofertas de publicidade no futuro. Acredito que isso forneça um bom incentivo para dissuadir os usuários da plataforma de se envolverem em possíveis fraudes ou outras ações e comportamentos impróprios.
– O armazenamento dos históricos de usuários e anunciantes, transações de publicidade e todos os contratos – esta é a função chave do blockchain em seu projeto ou tem outras funções também?
– Existe outro problema importante que o blockchain ajuda a resolver. É comum que, depois de lançar conteúdo na rede, um anunciante não saiba onde esse conteúdo acaba. O aplicativo de publicidade pode ser publicado nas mesmas redes com uma diferença de cinco vezes no preço: em um lugar eles oferecem 10 centavos por download e em outro lugar um dólar. O Blockchain ajuda o anunciante a entender onde a oferta foi mais captada e quais usuários devem ser desconsiderados, pois o sistema mantém os IDs únicos dos usuários no aplicativo.
– Atualmente, quantos dos seus clientes são anunciantes e usuários?
– Temos aproximadamente 100 contratos com anunciantes. Quase um terço deles é muito ativo e lança várias campanhas publicitárias no sistema diariamente. Existem aproximadamente 7 milhões de usuários na plataforma, com cerca de 100.000 usuários em uso regular todos os meses.
– Dadas as suas ambições, é altamente improvável que você esteja satisfeito com este número … Como você pretende atrair usuários? O que você vai usar para expandir o público?
– De acordo com nossas previsões, graças à venda e distribuição simbólica, o núcleo de nosso público permanente já deve aumentar para 1,5 milhão de usuários este ano. Também esperamos a chegada de um grande número de editores após o lançamento do SDK (Software Development Kit – um kit de software de desenvolvedor especial que expande a funcionalidade de um programa, jogo ou conjunto de produtos e permite que os usuários criem seus próprios programas e níveis ou add-ons – nota do editor). Eles poderão integrá-lo em seus próprios aplicativos, oferecer-se para fazer o mesmo por seus assinantes e receber dinheiro pela publicidade. Num futuro próximo, também planejamos adicionar uma plataforma de negociação on-line (marketplace) para permitir que os usuários comprem colecionáveis de jogos, assinaturas de serviços e vários produtos com desconto. Isso também deve atrair a atenção para a plataforma.
– Você pode fornecer uma análise do seu público por país?
– Eles são principalmente dos EUA e da Índia – aproximadamente 40% do total. O resto vem da Rússia, do Reino Unido e do Oriente Médio.
– Você tem 25 anos de experiência em negócios, lançou com sucesso e executou inúmeros projetos diferentes. Como surgiu a ideia de criar CryptoAds e quando?
– Tudo começou em 2011. Estávamos trabalhando em vários projetos de negócios e iniciamos o CryptoAds como uma opção extra. O projeto decolou rapidamente e se desenvolveu com sucesso. Em 2013 recebemos contribuições adicionais e nos engajamos na expansão séria do negócio, e em 2015 decidimos tentar nossa mão no blockchain. Nos próximos dois anos, examinamos cuidadosamente como tudo funciona, elaboramos o conceito do projeto e finalmente lançamos o conceito no mercado de criptografia.
– Como sua plataforma ganhará dinheiro?
– Ganhará uma porcentagem sobre as transações que os usuários realizam para comprar serviços. À medida que novos serviços aparecerem, reduziremos esse percentual. O percentual também será diferenciado: planejamos cobrar comissões diferentes para diferentes tipos de serviços.
– Quando será realizada a pré-venda de tokens e ICO?
– A pré-venda de nossos tokens começará em 15 de maio e terminará em 15 de junho. A ICO começará em 16 de junho e terminará em 15 de julho.
– Quais metas você estabeleceu para a ICO?
– O objetivo número um é expandir a base de usuários interessados em nosso sistema. E, naturalmente, planejamos coletar fundos para o desenvolvimento e a ampliação do projeto.
– O que isso vai envolver?
– Nosso objetivo mínimo é dobrar o número de anunciantes e melhorar significativamente sua qualidade. Queremos trabalhar com projetos globais conhecidos que oferecem volumes de anúncios significativos.
Nosso segundo objetivo é chegar a acordos com mais estúdios de jogo, para que eles usem nossa plataforma em seu próprio sistema.
Também temos outro objetivo: aumentar o número de usuários em 4 a 5 vezes – para 30 milhões de pessoas – e expandir nossa interação com eles. No momento, eles só usam nosso potencial para chamadas dentro do projeto CallsFreeCalls (uma plataforma que oferece serviços internacionais gratuitos de voz e tráfego de texto em troca da distribuição de ofertas de patrocínio – nota do editor), e este é um mercado muito restrito. Vamos incentivar os usuários a trabalhar de forma mais proativa com nosso aplicativo.
– Como?
– Planejamos expandir significativamente o número de serviços que podem ser adquiridos na plataforma por tokens. Quando os usuários têm a oportunidade de ganhar e gastar o lucro, terão prazer em aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Para mais informações, acesse: https://tokensale.cfc.io/