ilustração 3D de console de videogame
Imagem: Divulgação

A Oasys é uma das muitas blockchains voltadas para jogos que buscam atrair tanto os desenvolvedores quanto os gamers.

Mas o que é a Oasys e o que a diferencia de outras redes? Confira abaixo uma análise sobre a blockchain, alguns de seus principais recursos e os principais fabricantes de jogos que a utilizam.

Publicidade

O que é a Oasys?

A Oasys — que não deve ser confundida com o Oasis — é um protocolo de blockchain que consiste em sua própria blockchain de primeira camada, chamada de “camada Hub”, e uma blockchain de solução de escalonamento de segunda camada compatível com Ethereum, chamado de “camada Verse”. Quando consideradas em conjunto, essas duas redes formam o que é chamado de “Oasys”.

Como um todo, a Oasys é compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM), o que significa que ativos como tokens de outras redes EVM poderiam, teoricamente, ser transferidos para seu ecossistema.

Como a rede principal do Ethereum e outras redes, a Oasys usa o método proof-of-stake (PoS) para finalizar as transações em sua blockchain.

O que é a camada Hub?

A camada Hub é a blockchain de primeira camada pública e compatível com EVM da Oasys. Ela usa prova de participação e o token OAS, mas não é tão rápida no processamento de transações quanto a camada “Verse” da Oasys.

A tecnologia da camada Hub é baseada em uma versão “bifurcada” do Go Ethereum (gETH) com “modificações mínimas”, de acordo com o whitepaper da Oasys. 

Publicidade

Embora os desenvolvedores da camada Hub a considerem uma blockchain “pública”, ela foi projetada para não aceitar novos contratos inteligentes, de acordo com a equipe da Oasys. Portanto, qualquer desenvolvedor ou criador que queira lançar projetos na camada Hub, em teoria, teria que buscar a aprovação da equipe de desenvolvimento da Oasys.

Os fãs da Oasys com experiência em tecnologia terão que fazer staking de pelo menos 10 milhões de tokens OAS no contrato validador da camada Hub para participar do mecanismo proof-of-stake da blockchain — e potencialmente colher recompensas por “bloquear” seus tokens ao longo do tempo.

No dia 17 de janeiro de 2024, a camada Hub da Oasys registrou mais de 5,2 milhões de transações e mais de 32 mil carteiras de criptomoedas conectadas à sua blockchain.

O que é a Camada Verse?

Além de usar o método de validação proof-of-stake, a camada de escalonamento “Verse” na Oasys usa um tipo mais rápido de rollups Optimistic para finalizar as transações. 

Publicidade

Os rollups Optimistic, desenvolvidos pela Optimism Foundation, geralmente podem ser contestados em até sete dias. Em contrapartida, a versão modificada dos rollups Optimistic da Oasys oferece aprovação instantânea da transação — uma medida que poderia permitir que os jogadores comprassem e vendessem itens mais rapidamente.

A Oasys é capaz de oferecer essa aprovação instantânea sem necessariamente comprometer os riscos de segurança inerentes, pois a camada Verse é “autorizada”, de modo que a Oasys tem mais controle sobre quem pode ou não se envolver com essa blockchain. 

Os dados de transação da camada Verse também são refletidos na camada Hub, de acordo com a equipe de desenvolvimento. 

Embora a camada Hub da Oasys seja pública, sua segunda camada não é. A equipe da Oasys alega que isso permite que ela ofereça velocidades de transação mais rápidas, melhores chances de retenção de dados e mais escalabilidade do que se a camada Verse fosse uma “sidechain” (Polygon é um exemplo de uma sidechain Ethereum bem conhecida).

No momento em que este artigo foi escrito, a tecnologia da Oasys só suporta seus rollups Optimistic de alta velocidade, mas a equipe espera adicionar suporte para rollups de conhecimento zero (rollups ZK) já em 2024.

Publicidade

Há taxas de transação?

Ao contrário de muitas outras blockchains, a camada Verse da Oasys transfere todas as taxas de transação para os desenvolvedores por padrão, para que os usuários (jogadores) não tenham que pagá-las.

Quais tokens a Oasys usa?

Como mencionado anteriormente, a participação em staking na camada Oasys Hub exigirá uma quantidade razoável de tokens OAS. Mas a camada Verse da Oasys usará tokens “Verse” e também permitirá que jogos individuais tragam ou emitam seus próprios tokens relacionados a jogos, ou tokens para seus aplicativos descentralizados (dApps).

A Oasys tem uma ponte?

A Oasys tem uma ponte (bridge) ou conector de proof-of-stake que permite aos usuários transferir alguns dados de seus NFTs, também conhecidos como tokens ERC-721, de redes como Ethereum ou Astar para a Oasys.

O que é o Oasys Passport?

Assim como o Immutable Passport da Immutable, rival dos jogos blockchain, o Oasys Passport é uma carteira de criptomoedas simplificada, mas para as blockchains da Oasys. Foi projetado para iniciantes e para aqueles que não conhecem as criptomoedas, de acordo com uma postagem de setembro de 2023.

Quais jogos usam a blockchain Oasys?

O próximo jogo de RPG de fantasia baseado em turnos da Ubisoft, Champions Tactics: Grimoria Chronicles, está usando Oasys para seus elementos de blockchain. Embora a Ubisoft tenha realizado o primeiro mint de NFT gratuito do jogo na rede principal do Ethereum, isso ainda é compatível com seus planos para Oasys.

O jogo de fantasia NFT estilo pixel My Crypto Heroes, da DoubleJump Tokyo, está usando a Oasys para sua própria camada “Verse” e já viu mais de 33 milhões de transações em mais de 684 mil carteiras de criptomoedas em 17 de janeiro de 2024.

Publicidade

Battle of Three Kingdoms — baseado em um antigo IP da Sega — é outro jogo que está sendo desenvolvido pela DoubleJump Tokyo, que também está usando a Oasys como sua blockchain de escolha.

O jogo Summoners War: Chronicles, da Com2us e XPLA, é outro jogo que usa a Oasys para seus recursos de blockchain. E a Bandai Namco, a editora por trás de Pac-Man e Tekken, lançou um jogo experimental de animais de estimação virtuais NFT orientado por IA na Oasys em 2023.

Apesar do número crescente de blockchains voltadas para jogos, a Oasys já atraiu a participação de várias produtoras de jogos de destaque em seu ecossistema. Com seu sistema de duas camadas e empresas como a Ubisoft já a bordo, a Oasys está preparada para competir com redes rivais focadas em jogos, como a Immutable e a Sui, para citar algumas.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Cocriador da Samourai Wallet deve sair da prisão em breve e se declarar inocente

Cocriador da Samourai Wallet deve sair da prisão em breve e se declarar inocente

Defesa e promotoria debatem se réu pode esperar julgamento em Portugal onde morava ou se deve ficar em Nova York
Imagem da matéria: Pixelverse anuncia airdrop de tokens e NFTs para jogadores no Telegram

Pixelverse anuncia airdrop de tokens e NFTs para jogadores no Telegram

Os jogadores do PixelTap poderão reivindicar um NFT, e alguns receberão tokens PIXFI
Imagem da matéria: Polygon vai substituir token MATIC por POL em setembro; entenda

Polygon vai substituir token MATIC por POL em setembro; entenda

POL permitirá que detentores se tornem validadores em cadeias baseadas na Polygon, enquanto MATIC será descontinuado
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Manhã Cripto: Trump vai participar da maior conferência de Bitcoin do mundo

Donald Trump estará na Bitcoin Conference 2024, que acontece em Nashville no final deste mês