Publicação patrocinada por Mercado Bitcoin

O que é Hard Wallet?

Você ainda carrega dinheiro físico? Se sim, provavelmente, o guarda em uma carteira. E se tratando de dinheiro virtual, onde podemos guardar?
Imagem da matéria: O que é Hard Wallet?

Você ainda carrega dinheiro físico? Se sim, provavelmente, o guarda em uma carteira, wallet (“carteira” em inglês). E se tratando de criptoativos, onde podemos guardar?

Em uma Hard Wallet, que é uma carteira de hardware. Esse dispositivo físico eletrônico foi desenvolvido para guardar e proteger criptomoedas. Físicamente semelhante a um pendrive, mas é uma hard wallet.

Publicidade

Esse é o conceito básico, mas dele já aparece a primeira pergunta: como é possível armazenar moedas virtuais, já que elas são digitais? Como “guardar” as transações registradas em blockchain?

A princípio, vamos apenas pensar que as criptomoedas, mesmo virtuais, precisam ser em local seguro e de fácil acesso. 

Para isso, existe a hard wallet, que armazena a chave privada pela qual você acessa suas criptomoedas. 

Esse dispositivo se conecta ao computador (tipo um pendrive) ou ao smartphone (via bluetooth) para a transferência de fundos. 

Após ser utilizado, o usuário deve guardá-lo em local seguro e sem conexão com a internet. Assim, mitigam as chances de ataques de hackers. 

Compreendeu a função básica da hard wallet? Muitas pessoas se confundem neste momento, porque aparecem outros termos, como hot ou cold wallet. 

Hot Wallet (carteira quente) seria uma carteira digital, conectada à web. Já Cold Wallet (carteira fria) não tem conexão à web, sendo apenas operada em um dispositivo sem conexão com a internet ou com a rede.

Publicidade

Como funciona uma Hard Wallet?

Antes de aprender como usar hard wallet, você deve saber como funciona. 

Em primeiro lugar, a carteira armazena as chaves privadas das criptomoedas de maneira off-line. Lembre-se de que é uma carteira fria, sem conexão com a internet.

Essas chaves ou palavras-chave são geradas durante a configuração do dispositivo e são exclusivas. Você deverá arquivá-las manualmente, de preferência por escrito, em um local seguro. 

Não armazene essa informação em nenhum dispositivo com acesso à internet, ok?

Os códigos criptografados são acompanhados por uma senha de acesso. 

Você também deve anotá-la e guardá-la, pois ela dá acesso a tudo. Não faça qualquer observação adicional sobre o que esses códigos querem dizer. 

As hardware wallets possuem uma tela bem pequena apenas para controle dos usuários. Para melhor usabilidade, essas carteiras são utilizadas com softwares conectados à internet e dispositivos (celulares e computadores).

Publicidade

Mesmo assim, esses apps só facilitam o uso. Suas chaves privadas permanecem sem exposição na internet se a carteira estiver conectada.

Entendeu como funciona uma hard wallet? É bem simples. Mas e se você perder o dispositivo com todas as suas moedas virtuais?

Você deverá adquirir outra hard wallet e inserir essas palavras-chave na configuração do novo dispositivo. Assim, você recuperará o acesso a todas as suas criptomoedas.

Quais as vantagens da Hard Wallet?

Aprendeu como usar hard wallet? Basta conectar seu “pendrive” e seguir as orientações. É tudo bastante intuitivo. 

Mesmo com a fácil usabilidade, muitas pessoas se perguntam se vale a pena utilizar esse recurso.

A única certeza é que suas criptomoedas precisam de um armazenamento seguro, certo? Se você entendeu bem como usar hard wallet, percebeu que ela é uma alternativa que traz maior segurança.

E essa é a primeira grande vantagem da hard wallet.

Versatilidade

Já pensou em armazenar outras chaves privadas de diferentes criptomoedas utilizando a mesma senha para isso? A hard wallet dá essa possibilidade ao usuário!

Publicidade

Quais as desvantagens da Hard Wallet?

Usar um hard wallet traz vantagens para o investidor de criptomoedas. No entanto, existe uma desvantagem específica deste tipo de carteira: a necessidade de backup. 

Necessidade de backup

Imagine que você estava no trabalho e costuma usar pendrive para guardar arquivos. Por algum momento, se confundiu e, ao invés de deixar o pendrive no trabalho, deixou sua hard wallet. No outro dia, não encontrou sua carteira.

Ao chegar em casa, não encontrou seu código de recuperação. E agora? Seus fundos serão perdidos. Nenhuma autoridade poderá bloquear seus fundos, como acontece com o cartão de crédito. A responsabilidade pela integridade e pela segurança da sua carteira fria é apenas sua. 

Por isso, é fundamental fazer backups frequentemente para evitar esse tipo de situação de emergência. 

Quais os cuidados para adquirir uma Hard Wallet?

Você decidiu adquirir uma hard wallet após conhecer como ela funciona e suas vantagens. É preciso ter muito cuidado na hora de comprar sua carteira, pois é um dispositivo de segurança para suas criptomoedas.

O primeiro passo é optar por um fornecedor confiável. Existem empresas de boa procedência e qualificadas no mercado que oferecem hard wallet. É o caso da Ledger e da Trezor.

Nunca compre hard wallets usadas, pois elas podem estar infectadas de alguma maneira. No mesmo sentido, recuse embalagens abertas. 

Após a compra, mantenha seu dispositivo em um local seguro ao qual só você tenha acesso. Lembre-se de que você precisa dele sempre que for realizar transações. 

Publicidade

Neste sentido, guarde também as palavras-chave necessárias por escrito em algum local diferente de sua hard wallet. 

Para ampliar a segurança dos seus dispositivos e diminuir o risco de invasões, instale no computador e no celular aplicativos de criptografia e antimalwares.

Com esses cuidados, você se cerca de procedimentos básicos de segurança.

Conclusão

A hard wallet é uma das alternativas encontradas pelo mercado cripto para conferir mais segurança ao armazenamento de criptomoedas. 

Esses dispositivos possuem vantagens e muitas características que interferem em seu preço. 

Independentemente da sua escolha, tenha alguns cuidados na hora de adquirir sua carteira, ok?