O papel dos Oráculos na evolução das operações financeiras tokenizadas | Opinião

Oráculos exercem um papel fundamental na tokenização de ativos do mundo real, principalmente quando falamos em mercado financeiro
Ilustração de quarteirão com construção em 2D que lembra placa de computador

Foto: Shutterstock

Venho falando muito de como a blockchain e os smart contracts estão transformando a nossa economia e diversos setores dela, mas tem mais uma inovação crucial que está revolucionando a maneira como lidamos com as operações financeiras: os oráculos.

Por isso, no artigo de hoje vou explicar o que são os oráculos, e porque eles são essenciais para o ecossistema, visto que possibilitam que a tokenização de ativos do mundo real e operações financeiras tenham mais precisão e segurança.

Publicidade

O que são oráculos?

De forma resumida, os oráculos são serviços que atuam como intermediários entre o mundo externo e as redes blockchain. Para ficar mais claro, em sua essência esses serviços fornecem dados externos para os contratos inteligentes (programas autoexecutáveis baseados em blockchain).

No entanto, para que esses contratos funcionem corretamente, eles dependem frequentemente de informações que não estão disponíveis na blockchain e é aí que os oráculos entram em cena.

Funcionamento dos oráculos

Os oráculos são capazes de coletar e verificar dados de várias fontes externas via APIs, como índices do mercado financeiro, preços, condições meteorológicas, entre outros. 

Logo, após os oráculos obterem os dados que buscam, eles conseguem transmitir essas informações para a blockchain, onde são usados para acionar um contrato inteligente ou para acrescentar alguma informação. Baseado nisso é possível entender o papel fundamental dos oráculos para garantir que transações e operações ocorram de acordo com informações e dados precisos e atualizados.

Mas talvez você esteja se perguntando: e a confiabilidade dos oráculos? Ela é garantida através de várias técnicas, entre elas a utilização de múltiplas fontes de dados, algoritmos de consenso, e a introdução de oráculos descentralizados, evitando assim o risco de falhas e manipulações.

Publicidade

Impacto dos oráculos em operações de tokenização financeira

No caso da tokenização é necessário que os tokens representem de maneira precisa e confiável o valor dos ativos pelos quais estão lastreados e é aí que os oráculos passam a desempenhar um papel fundamental, especialmente quando falamos em operações financeiras que precisam ser atreladas a índices como CDI, inflação, taxas de câmbio,…

Logo, ao fornecer dados em tempo real sobre essas variáveis, os oráculos passam a permitir que os contratos inteligentes ajustem automaticamente as informações das operações tokenizadas, mantendo assim a precisão e a relevância dos tokens.

Um exemplo simples seria um contrato inteligente que tokeniza uma dívida ou um título que paga juros baseados na taxa CDI, como no caso da Nota Comercial tokenizada com o Itaú. Através do uso de oráculos, os juros pagos podem ser ajustados automaticamente conforme a variação do CDI, sem que haja uma intervenção manual.

Conclusão

Sem dúvidas os oráculos exercem um papel fundamental na tokenização de ativos do mundo real, principalmente quando falamos em tokenização do mercado financeiro, visto que proporcionam um fluxo constante e confiável de dados externos para as blockchains. Sendo assim, eles garantem que os ativos tokenizados consigam ter precisão e se mantenham atualizados a qualquer mudança que haja em tempo real.

Como CEO e fundador de uma empresa focada em tokenização de ativos, fico extremamente feliz em ver a evolução deste mercado e o potencial que ainda vamos atingir. 

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das primeiras corretoras de criptomoedas do Brasil.