Imagem da matéria: O Nascimento do Bitcoin Cash: Os Primeiros Dias

O 1º de agosto viu o nascimento de uma nova criptomoeda: O “Bitcoin Cash”, às vezes referido como “Bcash”, “BCH” ou “BCC”.

Leia Também: Como obter as moedas Bitcoin Cash

O Fork

O Bitcoin Cash, inicialmente definido pela implementação do software Bitcoin ABC, foi programada para “forkar” o dia 1 de agosto às 9h20 horário de brasília. Porém, por causa de como os nós do Bitcoin medem o tempo, o fork aconteceu alguns minutos depois.

Publicidade

O fork começou assim que o bloco 478,558 foi encontrado em torno das 9:35 da manha, os mineradores do Bitcoin e os do Bitcoin Cash começaram a procurar por um tipo diferente de bloco, cada um seguindo seu próprio protocolo. Sem surpresas, o Bitcoin, que tem muito mais poder de hash atribuído à sua cadeia, um mineirador de Bitcoin foi o primeiro a encontrar um desses blocos, marcando o primeiro bloco que foi rejeitado por todos os nós do Bitcoin Cash. Isso efetivamente realizou a “divisão”, mesmo que nenhum novo bloco do Bitcoin Cash tivesse sido encontrado.

Uma vez que não havia muitos mineradores do Bitcoin Cash em uma rede que mantivesse os requisitos de dificuldade de mineração do Bitcoin, este primeiro bloco do BCH não veio rápido. Levaram quase seis horas até o pool de mineração chinês, ViaBTC, encontrar o primeiro bloco Bitcoin Cash. Isso, para muitos, tornou o fork real.

No momento desse texto, o fork parece ser mais ou menos bem sucedido, dependendo de como o “sucesso” é definido neste contexto. Embora houvesse algumas preocupações com a rede peer-to-peer – os nós do Bitcoin ABC inicialmente não conseguiram se conectar – esses problemas pareceram se resolver ao longo do tempo. E as precauções de segurança, como a proteção de repetição (replay protection) e proteção de eliminação (wipeout protection), parecem estar adequadamente aplicadas também.

Dito isto, o suporte de infraestrutura para o BCH ainda é limitado. Muito poucas carteiras, exchanges e outros serviços de Bitcoin adotaram a nova criptomoeda até o momento – isso pode, naturalmente, mudar no futuro (próximo).

Publicidade

Problema em relação ao Hash Power

O maior problema é provavelmente que o hash power na blockchain do Bitcoin Cash começou baixo e permaneceu baixo. Como resultado, os tempos de confirmação são extremamente lentos, muitas vezes levando horas.

Isso deve melhorar ao longo do tempo, especialmente porque o Bitcoin Cash implementou um novo algoritmo de dificuldade projetado para ajustar mais rapidamente ao normal. No entanto, mesmo com este algoritmo, pode demorar semanas até que os blocos sejam encontrados em intervalos típicos de dez minutos de bloco.

Além disso, esse algoritmo de ajuste de dificuldade poderia incentivar o comportamento estranho do minerador. Tem sido especulado, por exemplo, que os mineradores intencionalmente não extraíram blocos por mais de 12 horas hoje, pois isso os ajudaria a voltar ao normal mais rápido. E, notavelmente, incentivos similares existirão mesmo quando a dificuldade se reajustar ao normal na blockchain do Bitcoin Cash.

Comportamento do mercado

Como esperado, o preço foi muito volátil durante esses primeiros dias do Bitcoin Cash. E, talvez, mais importante, a determinação do preço ainda é muito limitada, por três razões em particular.

Publicidade

Primeiro, como mencionado acima, muitos usuários do Bitcoin ainda estão tendo dificuldades para acessar seu BCH porque muitas carteiras não suportam a nova moeda. E mesmo que as carteiras o suportem, o acesso ao BCH exige que os usuários renunciem a algum nível de privacidade, segurança, tempo e muito mais. Isso impede que os usuários vendam suas BCH.

Em segundo lugar, praticamente nenhuma exchande permitiu os depósitos de BCH ainda. Com algumas exceções, somente os usuários que tiveram BTC em algumas que creditaram usuários com o BCH no momento do fork puderam vender seu BCH. Todos os usuários que controlaram suas próprias chaves privadas tiveram que esperar ou encontrar alguém para vender seu BCH para si.

E em terceiro lugar, porque os blocos do Bitcoin Cash são lentos e a blockchain insegura, mesmo as exchanges que permitem depósitos de BCH muitas vezes levam horas, se não dias, para creditar adequadamente uma conta.

Até o momento desse texto, o HitBTC é a única plataforma de criptomoedas que permite depósitos de BCH dentro de um prazo razoável. Como tal, é indiscutivelmente a primeira “real” BTC/BCH. No entanto, como o HitBTC não é um nome muito estabelecido, muitos ainda podem hesitar em enviar seus fundos para lá.

Apesar de todos esses fatores, a negociação começou, e o mercado já viu alguma ação de preço antecipada. Desde o seu lançamento, as taxas de câmbio do BCH em diferentes plataformas de negociação aumentaram entre cerca de 0,05 BTC por BCH até 0,45 BTC por BCH.

Publicidade

 

*Texto escrito por Aaron van Wirdum.