Número de baleias de Bitcoin atinge nível mais alto desde janeiro de 2021

Dados da Glassnode mostram que número de baleias de Bitcoin subiu para 1.687, o maior nível em três anos
Ilustração mostra baleia mergulhando num mar de bitcoin

Shutterstock

O número de baleias de Bitcoin subiu no começo desta semana para 1.687, o maior nível desde janeiro de 2021. Os dados foram compilados pela Glassnode e divulgados pelo executivo André Dragosch, diretor da Bitwise, em seu perfil no X (antigo Twitter).

Baleia é o termo para agrupamentos de endereços de carteiras de criptomoedas pertencentes a um único participante da rede que detém pelo menos 1.000 BTC. A movimentação desses participantes da rede é monitorada de perto, pois podem influenciar na liquidez do mercado e na volatilidade do preço do Bitcoin. 

Publicidade

Um levantamento feito em junho deste ano pela firma de análises IntoTheBlock mostrou que mais de 40% do fornecimento total do Bitcoin está sendo mantido por grupo de baleias.

Veja abaixo o gráfico da Glassnode compartilhado pelo executivo André Dragosch (repare que o período abordado vai entre janeiro de 2022 e o presente, sendo que o pico de janeiro de 2021 não está representado na imagem):

Gráfico mostra dados desde janeiro de 2022 e mostra que pico das baleias (linha laranja) no período foi agora na última semana (Imagem: Glassnode)

Investidores do varejo em ritmo mais lento

Por outro lado, o ritmo de acumulação de Bitcoin pelos investidores de varejo desacelerou, segundo dados da CryptoQuant divulgados pelo CoinDesk. Esses investidores, que geralmente compram pequenas quantidades de criptomoedas, adicionaram apenas 1.000 BTC às suas carteiras nos últimos 30 dias, um aumento considerado lento em termos históricos.

Desde o início de 2024, o volume total de Bitcoin em posse desses pequenos investidores cresceu em cerca de 30.000 BTC, um número significativamente menor quando comparado aos 173.000 BTC adquiridos por investidores maiores, que detêm entre 1 mil e 10 mil BTC.

Publicidade

Essa diferença no ritmo de acumulação sugere que os grandes investidores têm demonstrado mais confiança nas perspectivas de valorização da criptomoeda, especialmente com o preço do Bitcoin rondando os US$ 70.000 e a expectativa de novos recordes.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.