Nubank oferece autenticação em dois fatores para compras online no cartão crédito

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Foto: Shutterstock

Os clientes do Nubank já podem contar com uma segunda camada de proteção para compras online por meio de cartão de crédito. Segundo publicação no blog na fintech na segunda-feira-feira (20), a empresa implementou o sistema de ‘Verificação de Identidade Mastercard’ (Mastercard Identity Check) para os cartões de crédito, débito e cartão virtual.

De acordo com a nota, a tecnologia é um protocolo que funciona como uma autenticação em dois fatores. Segundo a empresa, a medida de segurança serve para evitar fraudes na hora da compra, evitando o acesso não autorizado às contas dos usuários.

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“A função, desenvolvida pela Mastercard para compras online, tem como objetivo garantir que as compras feitas no seu cartão de crédito pela internet sejam autenticadas por você e que qualquer tentativa de fraude seja identificada”, diz a nota.

No entanto, o sistema vai funcionar apenas nos estabelecimentos onde é permitido. “O uso do protocolo é uma opção do lojista: ele quem decide se a compra precisa ou não ser confirmada pelo dono do cartão de crédito”, diz a fintech.

Conforme a nota, o objetivo é garantir ao lojista que é o titular do cartão quem está realizando a compra ou que ele reconhece que o cartão está sendo usado. Para isso, o cliente tem que autorizar via aplicativo Nubank.

“Com esse protocolo de segurança, a compra só é confirmada depois de o cliente confirmar em nosso aplicativo que a reconhece – e somente depois disso que autorizamos a transação e ela pode ser completada”, detalhou a fintech.

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Nova função do cartão Nubank

Segundo a nota, quando uma compra online for realizada, o sistema vai enviar uma notificação no celular do dono do cartão o valor exato da compra e o nome do estabelecimento onde ela sendo feita.

A mensagem será para que o cliente abra o aplicativo, confirme ou negue a compra, escolhendo entre as opções “sim” ou “não” que aparecem no final da tela.

“Não pediremos a senha do cartão ou nenhuma informação adicional”, alertou.

Outro ponto, diz a fintech, é que nem sempre o nome do estabelecimento registrado na autorização é igual ao nome fantasia. Isso pode acabar gerando alguma confusão por parecer que se trata de um estabelecimento diferente. 

Cliente tem que autorizar a compra via aplicativo. Imagem: Reprodução

Sistema dá cinco minutos para confirmação

De acordo com o Nubank, outro detalhe é o tempo levado para autenticar a transação no aplicativo. A duração é de no máximo cinco minutos. O tempo será mostrado no site da compra.

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“Se o tempo expirar sem que ela seja confirmada, o cartão será bloqueado temporariamente; na próxima vez que o usuário acessar o app, ele poderá desbloquear o cartão. A compra não será autorizada”, explicou a fintech.

Contudo, se o dono do cartão negar a compra pelo aplicativo escolhendo “não”, o sistema vai bloquear o cartão em definitivo até que o cliente peça outro.

“Bloquearemos seu cartão de crédito e recomendamos que você solicite a emissão de um novo — afinal, pode se tratar de um caso em que alguém teve acesso às informações de seu cartão de maneira indevida”, explicou.


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