nubank
Foto: Shutterstock

O Nubank negou nesta segunda-feira (14) que esteja impedindo seus clientes de realizarem compras na Binance via Pix ou por cartão de crédito para comprar criptomoedas na exchange.

A suposição de que o maior banco digital do Brasil dificultava o acesso dos clientes aos serviços oferecidos pela corretora ganhou força na última semana, quando circularam reclamações do Reclame Aqui de alguns clientes que diziam não conseguir usar o cartão de crédito na Binance.

Publicidade

Já a história de que o Nubank estaria bloqueando as tentativas de Pix para a exchange se espalhou após o Banco Inter de fato fazer esse tipo de bloqueio. No Twitter, circulou depoimentos de que o Nubank não estava processando depósitos na Binance da mesma forma que o Inter.

O Portal do Bitcoin entrou em contato com o Nubank para averiguar se o banco estava impedindo os clientes de interagir com a Binance, seja por depósitos via Pix ou por compras diretas no cartão de crédito. A empresa negou.  

“O Nubank informa que não há política de bloqueio de transações via Pix para o referido estabelecimento [Binance] e as operações seguem funcionando normalmente. Em respeito à privacidade dos clientes e ao sigilo bancário, não comentamos casos específicos. No caso de haver qualquer dúvida adicional, além das já esclarecidas pelo nosso time de atendimento, orientamos o cliente a entrar em contato com o estabelecimento”, esclareceu a instituição.

Com relação a proibição do uso do cartão de crédito para comprar criptomoedas na exchange, a equipe do Nubank disse que esses bloqueios, quando acontecem, são casos pontuais, feitos de forma automática pelo mecanismo anti-fraude da instituição, mas que não se trata de uma política interna contra a empresa (Binance) ou ao produto que ela oferece (criptomoedas).

Publicidade

“O Nubank esclarece que a ação de segurança faz parte de um mecanismo preventivo anti-fraude aplicado em compras de cartão de crédito a determinados estabelecimentos. Não há qualquer relação com um segmento de mercado, produto ou serviço em particular”, diz a nota.

A reportagem também entrou em contato com a equipe da Binance para descobrir se os clientes estavam com dificuldades de usar o cartão de crédito do Nubank na plataforma, mas a corretora disse desconhecer que a existência deste problema.

Banco Inter vs Binance

Enquanto o Nubank garante que a interação com os serviços da Binance segue acontecendo normalmente, clientes do Banco Inter reclamam que o banco os impede de fazer depósitos via Pix para a corretora.

Um deles foi o youtuber Fabio Crypto, que contou em um vídeo que ao tentar transferir os fundos, foi  informado pelo Inter que “a conta destino está indisponível para movimentações com o Inter”.

Publicidade

Mesmo assim, ele tentou repetir a transação diversas vezes, o que levou o banco a bloquear por 24 horas o seu limite de Pix. 

Ao procurar o suporte do banco para entender por que suas transações foram bloqueadas, o usuário foi orientado a não tentar refazer a operação para o destinatário, sob pena de ter os limites reduzidos novamente.

O youtuber pressionou o suporte a explicar o motivo do problema, mas recebeu uma resposta vaga: “Por questões de sigilo bancário, não tenho acesso aos motivos do bloqueio dessa transação”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas douradas à frente de bandeira do Brasil

Fundos de criptomoedas têm semana negativa, mas Brasil registra entrada de R$ 15 milhões

Brasil segue momento positivo para fundos de criptomoedas, enquanto produtos ao redor do mundo têm semana negativa com queda dos preços
Imagem da matéria: Solana encontra solução para lentidão e apressa validadores a atualizar "o mais rápido possível"

Solana encontra solução para lentidão e apressa validadores a atualizar “o mais rápido possível”

Os desenvolvedores da Solana criaram uma correção para o congestionamento e pedem ajuda dos validadores nos testes
Imagem da matéria: Saga anuncia airdrop gigantesco de projetos Ethereum, Solana e Avalanche

Saga anuncia airdrop gigantesco de projetos Ethereum, Solana e Avalanche

Projetos em várias redes estão ajudando a Saga a impulsionar o staking com pacotes de tokens e recompensas de airdrops nos próximos meses
simbolo do dólar emergindo de placa de computador

Mercado Bitcoin lista duas novas stablecoins da startup Aryze

Ambas as moedas, devido à paridade com o dólar americano e à libra esterlina, representam estabilidade e diversificação na carteira dos investidores