Tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) estão substituindo ingressos para a Liga Nacional de Futebol Americano (ou NFL), pelo menos durante o resto dos jogos deste ano.
Nesta quinta-feira (18), a liga anunciou que fãs que assistirem aos jogos ao longo de 2021 poderão receber um “ingresso virtual comemorativo” como um NFT em uma carteira digital da Ticketmaster.
Os próprios NFTs serão desenvolvidos na rede Polygon, assim como a plataforma Autograph de Tom Brady.
Um NFT é um tipo exclusivo de token desenvolvido em blockchain que pode ser usado para comprovar a governança de um item digital e esses tokens se tornaram extremamente populares (e valiosos) no setor de artes, jogos e colecionáveis cripto no último ano.
Para resgatar seu NFT, fãs da NFL terão de ter adquirido seu ingresso por meio de uma das vendedoras licenciadas Ticketing Network da NFL (Ticketmaster, StubHub, SeatGeek) ou da bilheteria correspondente de um time.
“Alavancar o emergente mundo dos NFTs é uma forma nova e empolgante para nós criarmos valor adicional e interagirmos ainda mais com os fãs que comparecem a jogos selecionados ao fornecer um ingresso virtual comemorativo”, afirmou Bobby Gallo, vice-presidente sênior do clube de desenvolvimento comercial da NFL, em um comunicado de imprensa.
A NFL vai começar a distribuir NFTs para fãs qualificados que comparecerem ao jogo no Dia de Ações de Graça do Chicago Bears no Ford Field, do time Detroit Lions.
Os ingressos virtuais comemorativos só serão enviados a fãs que comparecem ao jogo. Por enquanto, podem ser visualizados na plataforma NFL.live-nfts.com.
Se a notícia sobre NFTs da NFL parecer familiar, é porque esse é o segundo grande anúncio da liga nesta temporada.
No fim de setembro, a NFL e o Dapper Labs anunciaram o futuro lançamento de um mercado NFT no blockchain Flow, que já é lar do NBA Top Shot e CryptoKitties e de futuros mercados de colecionáveis digitais para LaLiga e UFC.
“Essa nova iniciativa de interação com fãs com a TicketMaster é diferente da nossa parceria com o Dapper Labs, onde iremos oferecer colecionáveis de vídeos digitais de destaques em vídeo da NFL para fãs”, afirmou Matt Basta, porta-voz da NFL, ao Decrypt via e-mail.
A previsão é que o mercado NFT desenvolvido no Flow seja lançado antes que a temporada atual termine (em fevereiro de 2022).
Sua conta no Twitter já está pedindo que fãs os mencionem durante os jogos que querem tornar em ativos colecionáveis, o que resultou em muitas respostas com trechos de vídeos bem como a ira de colecionadores impacientes.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.