Netflix teve 15 milhões de novos assinantes no 1º trimestre
Foto: Shutterstock

A partir desta terça-feira (15), por meio de um teste limitado, a Netflix está fazendo streaming de videogames diretamente para dispositivos, eliminando a necessidade de baixar jogos inteiros ou possuir um console ou computador poderoso capaz de rodar os jogos de forma nativa.

A Netflix está testando dois de seus videogames de streaming para usuários selecionados no Canadá e no Reino Unido, suportando alguns modelos de TV, bem como PCs com Windows, computadores macOS e dispositivos móveis. Consoles como o Xbox Series X da Microsoft ou o PlayStation 5 da Sony não estão entre os dispositivos atualmente suportados.

Publicidade

A notícia foi anunciada hoje através de um post no blog da Netflix, depois que a gigante do streaming lançou silenciosamente um aplicativo chamado “Netflix Game Controller” para iOS na semana passada.

O vice-presidente de jogos da Netflix, Mike Verdu, escreveu na segunda-feira que, embora a empresa de tecnologia ainda esteja “muito no início da jornada de jogos”, oferecerá aos seus testadores dois jogos em fase beta para começar.

Um é o Oxenfree, um misterioso jogo de aventura narrativa do Night School Studio, que foi adquirido pela Netflix em 2021. O segundo é um jogo de arcade de mineração de pedras preciosas chamado Molehew’s Mining Adventure. 

“Esta versão beta limitada destina-se a testar a nossa tecnologia de streaming de jogos e a melhorar a experiência dos membros ao longo do tempo”, escreveu Verdu no post.

Publicidade

Mais poder

A Netflix adicionou pela primeira vez games para download ao seu catálogo em 2021, mas com esta nova iniciativa, jogos maiores e mais robustos podem ser transmitidos para potencialmente qualquer dispositivo suportado. Como os jogos são executados em um servidor remoto e depois são transmitidos para a tela, você só precisa de uma conexão sólida com a internet para jogar.

Verdu disse que a Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, TVs da LG, Nvidia SHIELD TV, dispositivos e TVs Roku, SmartTVs da Samsung e as OnnTVs do Walmart serão os tipos de televisão suportados para este teste limitado, com mais dispositivos sendo “adicionados em uma base contínua.” 

E eles ainda não mencionaram o suporte para controles de videogames ou consoles. Dado que a iteração atual do aplicativo iOS controller oferece apenas alguns botões, é improvável que jogos particularmente complexos sejam adicionados até que o aplicativo seja refinado — ou o suporte para controles físicos seja adicionado.

Netflix aposta em jogos

Por que o grande impulso da Netflix para os jogos é importante? Os games competem pela atenção do usuário, juntamente com outras opções de entretenimento, como televisão e filmes, para não mencionar as plataformas e aplicações de vídeo em redes sociais. Os videogames, como os filmes, contam histórias e podem imergir os participantes em outro mundo — mas acrescentam escolha e interatividade à mistura.

Publicidade

Os concorrentes de streaming da Netflix, como Amazon e Apple, já mergulharam nos jogos, no caso da Amazon com uma plataforma com vários benefícios de jogos para usuários Prime , além de ser dona da plataforma de streaming de jogos de vídeo, Twitch. A Apple também ganha receitas de jogos com os 30% de todas as compras de apps através de seu amplo catálogo de jogos da App Store, e oferece o seu serviço de assinatura Apple Arcade com jogos exclusivos.

E os videogames cresceram muito além daquela velha percepção de que eles são um hobby de nicho para um pequeno grupo de nerds introvertidos. De fato, a pesquisa da Entertainment Software Association (ESA) constatou que, a partir deste ano, 212,6 milhões de americanos jogam jogos durante pelo menos uma hora por semana.

Também não é algo apenas para crianças — 62% dos adultos com mais de 18 anos e 76% das crianças com menos de 18 anos jogam videogames nos Estados Unidos. Quando se trata de plataformas, a ESA constatou que 64% dos jogadores utilizavam dispositivos móveis para jogos, enquanto apenas 45% dos estudados utilizavam um computador para jogar jogos. 

O ponto principal é que os jogos de vídeo são uma indústria multibilionária para a Netflix explorar, e os jogos móveis casuais são um tipo de jogo popular. Citando dados da Circana, o relatório de jogos da ESA compartilhou que os norte-americanos gastaram US$ 56,6 bilhões em videogames no ano passado — um número que cresceu US$ 13 bilhões desde 2019. 

A expansão da Netflix para os jogos têm sido planejada há anos, mas ao testar a capacidade de transmitir jogos para potencialmente qualquer dispositivo que possa executar o conteúdo principal de vídeo da Netflix, isso poderia aumentar enormemente o número de jogadores por aí — e talvez preencher o vazio de novos conteúdos à medida que a greve dos roteiristas em Hollywood prossegue.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fan Token do PSG salta 25% com vitória sobre o Barcelona na Liga dos Campeões

Fan Token do PSG salta 25% com vitória sobre o Barcelona na Liga dos Campeões

Enquanto o token do PSG disparou, o ativo do Barcelona caiu mais de 4% com a derrota; no outro duelo, o fan token do Atlético de Madri desabou 10%
Imagem da matéria: Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton

Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton

Segundo a empresa de investimentos, o Runes tem o potencial de ajudar o ecossistema Bitcoin como um todo a competir com o Ethereum e a Solana
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
Imagem da matéria: O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

Cadu Moura comenta um debate importante sobre o futuro do dinheiro feito durante o Web Summit Rio