A MetaMask, popular carteira descentralizada de criptomoedas e NFTs, alertou a comunidade cripto em um tweet na terça-feira (28) sobre falsos rumores de que a sua equipe fará um airdrop no dia 31 de março, o que não é verdade.
Segundo a empresa, trata-se de uma fake news muito perigosa, que pode abrir caminho para golpes como phishing.
“Existem alguns rumores falsos sobre um airdrop instantâneo da MetaMask em 31 de março. Esses rumores não são apenas falsos, mas são perigosos. Eles criam oportunidades para golpistas e phishers. Fique atento a sites falsos nos próximos dias”, alertou a equipe.
🚨There are quite a few false rumors going around about a MetaMask snapshot/airdrop/etc. on March 31.
— MetaMask 🦊💙 (@MetaMask) March 28, 2023
These rumors are not only false, but they are dangerous. They create opportunities for scammers and phishers.
Please be on the lookout for fake sites in the coming days🙏
Airdrops, uma ação que no mercado cripto significa lançar e distribuir tokens de graça, são mais comuns quando o mercado vai bem ou passa por alguma retomada de preço significativa. Na última quinta-feira (23), por exemplo, a Arbitrum fez uma distribuição de parte dos seus tokens ARB.
Quem também alertou foi o desenvolvedor Dan Finlay, cofundador da MetaMask.
“Há um monte de gente que não sabe o que está falando sobre promover um “airdrop da MetaMask em 31 de março”. Os phishers [hackers] provavelmente estarão em grande número nos próximos dias. Por favor, tome suas vacinas contra o FOMO agora”
FOMO é sigla em inglês para “fear of missing out” ou “medo de perder uma oportunidade”.
There’s a bunch of people who don’t know what they’re talking about hyping up a “MetaMask token drop snapshot March 31st”. The phishers will probably be out in force around that day. Please take your FOMO vaccines now. 💉💉💉
— Dan Finlay 🦊💙 (@danfinlay) March 28, 2023
Carteiras como a MetaMask normalmente estão entre os maiores alvos dos hackers de criptomoedas.
Muitos ataques ocorrem via phishing, como cita o tweet, que acontece quando o cibercriminoso envia por e-mail ou celular links disfarçados com alguma promoção ou com alerta de vulnerabilidade da carteira, se passando por alguém da equipe da carteira.
Muitos usuários desavisados ou inexperientes acabam clicando nesses links. Essa ação pode tanto baixar um vírus quanto redirecionar para página quase idêntica à original. Ao digitar seus dados nesta falsa página, o investidor corre o risco de perder seu patrimônio.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo