O investidor Luiz Barsi Filho não acredita que o Bitcoin (BTC) é uma boa opção de investimentos. Numa entrevista ao canal Ações Garantem Futuro, publicada na última quinta-feira (25), o veterano da bolsa de valores disse que a criptomoeda não tem fundamentos.
Barsi iniciou o discurso afirmando não conhecer o ativo. “Eu sinceramente nem sei o que é o Bitcoin. O Bitcoin é um elemento criado para gerar interesses para alguém ou para um grupo”, disse.
Na continuação, ele criticou os fundamentos da criptomoeda. “O Bitcoin […] não tem patrimônio, não tem estrutura, não tem origem… enfim; eu não invisto num lugar onde não há fundamentos”, explicou o investidor.
Depois, Barsi teceu críticas aos que investem no ativo sem conhecê-lo. “É ridículo o cidadão afirmar que vai investir em Bitcoin sem saber — como eu também não sei — o que ele representa, qual é o destino dele e as garantias que ele representa”, argumentou o bilionário.
Ao final, Luiz Barsi disse que “o Bitcoin é um fantasma que está assombrando os gananciosos”.
Investidor é crítico de longo prazo do Bitcoin
Essa é a segunda vez que Barsi se manifesta em relação ao Bitcoin em pouco tempo. Recentemente, ele afirmou que a moeda “atrai jogadores, mas não investidores.”
Nessa linha, o investidor teceu críticas ainda mais duras à criptomoeda no início de março. “É uma criação de alguém que projeta um futuro nebuloso para poder tirar dinheiro das pessoas e enganar aqueles que não tem uma raiz forte, em termos de fundamento,” alegou ele sobre o criptoativo.
Por outro lado, Barsi é adepto do “value investing”, que é a escola de investimentos seguida por Warren Buffet. Logo, ele prefere aplicar em empresas nas quais acredita.
Esse tipo de estratégia se contrapõe àquela comumente adotada pelos traders, que costumam focar análise técnica das ações, sem se importar com a empresa em que estão alocando recursos.
Veja o vídeo abaixo: