O mercado de criptomoedas, liderado pelo Bitcoin (BTC), está em clima de suspense para a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, em inglês), que irá definir a nova taxa de juros nos Estados Unidos nesta quarta-feira (18), com uma grande expectativa do primeiro corte de taxas em quatro anos.
A reunião dos diretores do Federal Reserve (como é chamado o banco central dos EUA) termina às 15h (horário de Brasília), quando será apresentada a decisão, com grande expectativa do mercado de um corte mais forte de juros, dando início ao chamado ciclo de flexibilização.
Nos últimos dias houve muito debate sobre a intensidade desse primeiro corte, mas nesta manha de terça-feira (17), os preços futuros dos Fed Funds de 30 dias mostram que os traders veem uma probabilidade de 67% de um corte maior das taxas, de 50 pontos-base, o que levaria os juros para a faixa 4,5% a 5%, segundo informações do CoinDesk.
Este é o valor mais alto registrado recentemente, já que na segunda os fundos mostravam apostas na casa de 50% para esse corte maior, enquanto um mês atrás a probabilidade era de 25%, segundo os traders.
No Polymarket, os traders estão dando uma chance de 57% de uma queda de 50 pontos e uma chance de 41% de uma queda de 25 pontos.
A decisão de juros nos EUA é um dos eventos econômicos mais importantes do mundo, principalmente quando de fato ocorre alguma mudança nas taxas. No caso das criptomoedas, a importância se dá porque, ao reduzir juros, os títulos do governo americano, considerados os ativos mais seguros do mundo, ficam menos rentáveis e, portanto, menos atrativos.
Neste cenário, ativos de maior risco, mas que também tendem a ter maiores retornos, passam a ser mais atrativos, e isso inclui o Bitcoin e outras criptos, seja na forma de fundos e ETFs ou mesmo na compra direta dos ativos digitais.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.