Meme Coin Mania: o que está acontecendo e quais são os riscos?

O passeio de montanha-russa é uma experiência atraente, mas é repleto de riscos.
Imagem da matéria: Meme Coin Mania: o que está acontecendo e quais são os riscos?

Investir em cripto geralmente pode ser um passeio selvagem. Imagem: Shutterstock

Para o espectador desinteressado, o inverno cripto pode parecer que chegou ao fim, pois uma moeda em particular com temática de sapo ascende a alturas vertiginosas e o aroma familiar do FOMO permeia o Cripto Twitter. Mas o que realmente está acontecendo aqui?

Tokens como Pepe, Wojack e WSB são a última sensação entre os degens, um termo específico de cripto para traders com apetite insaciável por risco, dispostos a apostar alto em tokens obscuros que tiveram pouco tempo para cultivar uma reputação.

Publicidade

Nate Rivers, um degen autoproclamado, explicou sua decisão de abocanhar mais de 31 ETH, ou US$ 58.000, de um token de meme recém-lançado chamado Wall Street Baby no Twitter na quinta-feira. Ao fornecer informações sobre sua operação, ele escreveu: “Estou mentalmente doente”.

As criptomoedas costumam ser leiloadas como parte de um ecossistema não-permissionado, onde as blockchains são abertas e qualquer um pode criar um token. E, como resultado, pode-se dizer que julgar se uma moeda é ou não perigosa para os investidores vai contra os ideais da Web3.

A glorificação de negociações arriscadas também não está isolada em cantos remotos do setor cripto. Comunidades proeminentes como o Wall Street Bets do Reddit adotaram uma abordagem YOLO semelhante à negociação de ações por anos. Mas as finanças descentralizadas, ou DeFi, reforçaram a cena das moedas memes nos últimos anos.

Pode haver uma nova meme coin a cada minuto, mas as moedas de meme como uma categoria não são novas. Lançada em 2013 como uma piada, a Dogecoin foi um dos primeiros exemplos notáveis e, desde então, alcançou um valor de mercado de quase US$ 11 bilhões, até o momento, de acordo com a CoinGecko.

Publicidade

Seu sucesso abriu as portas para um grupo de moedas com temática canina, sejam tokens como Shiba Inu ou, mais recentemente, Bonk. E embora Pepe seja um fenômeno anfíbio, ela compartilha características semelhantes com outras memecoins, escreve Lim Yu Qian da CoinGecko.

“As memecoins são um tipo de cripto muito arriscado porque são baseadas em referências culturais da Internet”, escreveu ela na quinta-feira. “O movimento dos preços depende se as moedas de meme podem permanecer relevantes ao impulsionar o hype.”

Das 179 memecoins rastreadas pela CoinGecko, Qian observa que Pepe é uma das únicas moedas de meme a entrar no top 100 por capitalização de mercado, além de Dogecoin e Shiba Inu. E Pepe está em alta, por enquanto, com alta de mais de 2.900% nos últimos 17 dias, de acordo com a CoinGecko.

A sensação de hype em torno de Pepe é inegável. DeAndre Cortez Way, mais conhecido como o rapper Soulja Boy, está contribuindo alegremente para a exposição de Pepe. “Fiquei rico com o #PEPE”, ele twittou na quarta-feira.

Publicidade

Vale a pena notar que Way é apenas uma das várias personalidades no Twitter dando o sinal de positivo para Pepe. No entanto, existem alguns veteranos de ativos digitais que defendem uma abordagem cautelosa em relação às moedas de meme.

Thomas Kralow, o fundador da University Grade Trading Education, disse ao Decrypt que a mania da moeda meme o lembrou de uma citação do matemático Isaac Newton: “Posso calcular o movimento dos corpos celestes, mas não a loucura das pessoas”.

Kralow disse que nunca recomendaria investir nelas, argumentando que as moedas de meme não têm nada para sustentar seu preço uma vez que a sensação de “hype morre”, muitas vezes deixando seu valor ligado à falta de utilidade sem brilho.

“Não é um investimento muito sólido, é apenas um jogo de azar”, disse ele. “Aqueles que investiram na Pepe Coin tiveram sorte por ela ter se recuperado, enquanto [existem] milhares de outros que não o fizeram.”

O sentimento cauteloso em relação às moedas de memes foi repetido por Chen Arad, COO e cofundador da Solidus Labs, que no ano passado adquiriu o Token Sniffer, uma ferramenta que verifica contratos inteligentes em busca de golpes. Ele disse ao Decrypt que hype, buzz e FOMO costumam levar a fraudes e manipulação de preços.

Publicidade

“Se você fizer a aposta certa na hora certa, teoricamente poderá obter altos ganhos, mas o burburinho e o FOMO são os melhores amigos dos golpistas, pois levam os investidores a tomar decisões precipitadas”, disse ele. “Sugerimos um alto grau de cautela ao considerar investir em Meme Coins.”

Leia mais: Preço de Dogecoin (DOGE) desaba após Twitter retomar símbolo original

*Traduzido por Vini Barbosa com autorização do Decrypt.