MB e Redepetro lançam R$ 6 milhões em Renda Fixa Digital

A parceria entre o MB e a distribuidora de combustíveis garantiu que esta fosse a primeira empresa do setor a oferecer em seu portfólio um ativo digital
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

Foto: Divulgação

O Mercado Bitcoin (MB), maior plataforma de negociação de ativos digitais da América Latina, lançou, em parceria com a Redepetro, empresa distribuidora de combustíveis, uma operação de Renda Fixa Digital, em um volume de R$ 6 milhões. 

A operação foi conduzida pelo MB Corporate, unidade do MB que viabiliza o caminho de empresas que desejam entrar no mercado de capitais. Com a oferta, a Redepetro, pioneira na tokenização no segmento de distribuição de combustíveis, reduz os custos de captação. Já o investidor ganha com uma aplicação diversificada e de elevado retorno e sem taxa de administração. 

Publicidade

O token é pós-fixado com vencimento em 2029 e o ativo é lastreado em recebíveis da Redepetro. A oferta foi lançada no fim de 2023 e o sold out foi muito curto, dada a inovação no setor, sendo uma operação inédita para os nossos investidores.

“O sucesso dessa parceria se deve à ampliação da confiança na tokenização de ativos reais, também conhecidos como Real World Assets (RWA). Existe uma oportunidade de negócio valiosa na tokenização de dívidas, por meio da captação de recursos em taxas mais competitivas, e isso é uma possibilidade para as instituições de variados segmentos. Para o investidor, o menor custo se reflete em um retorno mais elevado”, afirma Vitor Delduque, diretor responsável pelo MB Corporate. 

A Redepetro tem bases próprias em Ribeirão Preto (SP) e Careaçu (MG),  e possui frota própria. A empresa foi fundada em 2000 e se destaca pelo pioneirismo na conexão aos dutos da Petrobras, ganhando boa reputação nas regiões em que atua. Os caminhões utilizados distribuem combustíveis para mais de 360 cidades, atendendo a mais de 1.700 clientes. A companhia está entre as mil maiores empresas do Brasil e tem demonstrações auditadas pela Grant Thornton, quinta maior da categoria do mundo.

O interesse de entrada da Redepetro no segmento de ativos digitais, por meio do MB, se dá pela expansão desse mercado e identificação de oportunidade para o setor, com custos reduzidos e possibilidade de retorno maior via investimento tokenizado em relação aos tradicionais.

Publicidade

“O MB conseguiu fornecer uma alternativa eficiente de acesso ao Mercado de Capital de Dívida (DCM), com excelente capacidade de estruturação. Por meio de recursos e custos otimizados,  adequou a operação às necessidades da Redepetro e com sua ampla rede de distribuição viabilizou a primeira operação tokenizada do setor”, afirma Lucas Carvalho, Gerente Geral da Redepetro.