Imagem da matéria: MATIC da Polygon se torna POL nesta quarta; veja como se preparar para a mudança
Polygon caminha para novo modelo de decisões (Foto: Shutterstock)

A Polygon irá mudar seu token MATIC para POL nesta quarta-feira (4), depois de mais de um ano do anúncio oficial e meses de desenvolvimento. A troca de tokens faz parte de um movimento mais amplo para que a Polygon se torne uma “rede de redes”.

A atualização do POL foi implementada em 17 de julho em uma rede de teste para identificar possíveis problemas, como bugs e vulnerabilidades. O teste de baixo risco foi feito para diminuir a probabilidade de a atualização ocorrer lateralmente na rede principal, onde os usuários e ativos reais estão alocados.

Publicidade

A equipe da Polygon considera o POL um “token de 3ª geração”, sendo a primeira geração Bitcoin e a segunda Ethereum. Com a migração, o POL servirá como gás nativo e ativo de staking para a blockchain de Prova de Participação (PoS) da Polygon, além de validar cadeias em seu ecossistema de rede agregado.

O POL permitirá que os detentores se tornem validadores em cadeias baseadas na Polygon, enquanto o MATIC será descontinuado como parte da atualização.

O que o investidor precisa fazer

Segundo anúncio da Polygon feito em julho, os tokens MATIC serão atualizados para POL sem nenhuma ação necessária da parte dos usuários. Apesar disso, pode ser necessária uma atualização das configurações de chamada de procedimento remoto na carteira para garantir que os tokens sejam listados como POL.

Aqueles que possuem MATIC na rede Ethereum, uma plataforma zkEVM ou exchanges centralizadas podem precisar tomar medidas para atualizar para o POL. A migração no Ethereum pode ser realizada enviando tokens para o contrato de migração ou usando exchanges descentralizadas (DEXs) ou agregadores de DEX.

Publicidade

Os detentores que usam zkEVMs precisam conectar seus tokens a blockchain do Ethereum e seguir as instruções ou usar um agregador zkEVM DEX.

Transição nas exchanges

No caso das exchanges centralizadas, o MATIC será tratado de forma diferenciada caso a caso, então os usuários deverão consultar as informações apresentadas pela corretora que detém seus tokens.

Entre as principais exchanges do país, o Mercado Bitcoin (MB) informou ao Portal do Bitcoin que os seus clientes, para fazerem a mudança, terão que vender os MATIC que possuem e comprar os tokens POL, que já estão listados na plataforma desde o início do ano.

A exchange reforçou que removerá o suporte ao MATIC e que não fará a conversão automática dos saldos dos clientes.

Publicidade

Já a Foxbit confirmou que fará a conversão e seus clientes não precisarão fazer nada. A corretora também já enviou aos seus usuários um cronograma sobre essa transição da Polygon, confira:

02 de setembro: A partir das 18h, saques e depósitos do token MATIC (ERC-20 e Polygon) serão paralisados;
04 de setembro: Começa o processo de migração de tokens MATIC para POL, mantendo a paridade 1:1;
09 de setembro: Order book de MATIC será interrompido, e as ordens de compra e venda canceladas;
16 de setembro: Expectativa de retomada das negociações com o novo token POL.

“Lembrando que apesar da previsão para o dia 16, a retomada das operações com o novo token POL só vai acontecer assim que a Polygon der o sinal positivo de que a atualização foi concluída com sucesso. Essa cautela é para evitar que qualquer problema técnico possa interferir e impactar nos tokens dos clientes”, disse a Foxbit em nota.

Entre os bancos e fintechs, o Nubank também enviou um comunicado sobre a migração, mas não deixou claro como ela será feita em sua plataforma, dizendo apenas que os clientes que possuem MATIC atualmente em carteira para não se preocuparem.

“Caso você possua o token MATIC, não se preocupe. Estamos trabalhando para minimizar os impactos dessa migração e comunicaremos detalhes sobre os próximos passos em breve”, disse o Nubank reforçando que a Polygon manterá suporte ao MATIC por algum tempo para que todos possam fazer a migração de maneira progressiva.

Publicidade

O banco digital afirmou ainda que “por enquanto, você [cliente] poderá comprar e vender o token MATIC normalmente. Uma vez que seus ativos sejam migrados para POL, eles terão o mesmo valor de compra e de venda”.

Além disso, eles confirmaram que a carteira cripto do Nubank não suporta tokens POL, o que torna impossível depositar tokens POL na carteira por enquanto, com risco do usuário perder o acesso aos tokens caso tente fazê-lo.

Portanto, cada usuário terá de contatar a exchange em que deixa suas criptomoedas para saber detalhes de como será feita a migração e quais ações precisam ser tomadas para realizar a mudança de MATIC para POL.

No geral, a Polygon Labs não definiu um prazo para os usuários concluírem a troca. Anteriormente, havia rumores de que seriam quatro anos ou mais, mas em julho a empresa disse que “a comunidade terá o poder de estabelecer um prazo no futuro”.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 2,5% e volta para US$ 58 mil; SUI decola 17%

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 2,5% e volta para US$ 58 mil; SUI decola 17%

A maioria das criptomoedas acompanham a alta do Bitcoin nesta quinta, com SUI sendo o grande destaque
Imagem da matéria: Ripio anuncia cartão de crédito DeFi

Ripio anuncia cartão de crédito DeFi

Em evento, CEO da Ripio, Sebastian Serrano, explicou como funcionará o primeiro cartão de crédito DeFi
Imagem da matéria: X Empire revela como vai distribuir tokens no airdrop; confira

X Empire revela como vai distribuir tokens no airdrop; confira

Anúncio detalha três critérios para os jogadores considerarem: conexão da carteira, lucro por hora e convite de amigos
Moedas douradas à frente de bandeira do Brasil

10 vantagens da regulação do mercado de criptomoedas no Brasil | Opinião

Analista avalia as vantagens do avanço da regulação das criptomoedas no Brasil